No mês da prevenção do cancro da mama, o Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP) volta a juntar-se ao Núcleo Regional Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro e desafia a comunidade a assinalar o movimento internacional Outubro Rosa, através da prática de atividade física.

A decorrer de 26 a 30 de outubro, esta campanha de sensibilização e consciencialização para a prevenção do cancro da mama convida toda a comunidade a fazer gratuitamente umas das aulas do seu programa de fitness (UPFit).

Para participar, basta escolher a aula pretendida e inscrever-se – no dia da atividade – na receção das instalações do CDUP-UP.

“Atvidade física e prevenção do cancro da mama andam de mãos dadas”

As evidências sobre a importância da atividade física na proteção do cancro da mama são cada vez maiores, constando mesmo numa das 12 formas de reduzir o risco de cancro no Código Europeu Contra o Cancro.

O próprio  World Cancer Research Fund (Fundo Mundial de Pesquisa do Cancro) aconselha à realização de pelos menos 150 minutos de atividade física por semana, referindo que esta, quando combinada com uma dieta saudável, pode ajudar a proteger contra o cancro, mas também a melhorar a saúde a longo prazo e a controlar o peso.

“São vários os estudos que nos mostram que a atividade física e a prevenção do cancro da mama andam de mãos dadas”, explica Hélène Oliveira, coordenadora das Atividades de Fitness do Programa UPFit. Nesse sentido, “todo o tipo de atividade física ajuda. Seja em aulas, ginásios, corridas, caminhadas, danças, ou até mesmo no próprio dia-a-dia, como subir e descer escadas por exemplo”.

De forma a sensibilizar a comunidade para este tema, o CDUP-UP volta assim a vestir-se de rosa, abrindo, durante uma semana, as portas do  programa UPFit a toda a população. Para ajudar a espalhar a mensagem, o convite aos participantes passa também por deixarem a sua marca e contribuírem para o movimento Outubro Rosa, partilhando – nas redes sociais – uma fotografia numa das aulas UPFit com as hashtags #outubrorosa e #upfitrosa.

A Universidade do Porto volta a vestir-se de rosa na luta contra o cancro da mama. (Foto: CDUP-UP)

O movimento Outubro Rosa

O “Outubro Rosa” nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, e desde então é assinalado anualmente com o objetivo de promover a consciencialização sobre a doença e partilhar informações sobre o cancro de mama.

Um pouco por todo o mundo, durante este mês, a cor rosa alastra-se com o objetivo de permitir sensibilizar a população para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama. Recorde-se de que no dia 30 de outubro assinala-se o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama.