São três letrinhas apenas – “edu” -, mas que podem fazer toda a diferença na hora de aceder aos diferentes serviços disponíveis através do e-mail institucional da Universidade do Porto. Passa por aí o processo de renovação iniciado no arranque do ano letivo, tendo em vista a migração do serviço de email dos estudantes para o serviço Microsoft Office365.
Na prática, os novos estudantes – e, numa fase posterior, todos os restantes estudantes da Universidade – passarão a dispor de um email no formato «[email protected]_escola.up.pt» (ex: [email protected]), em vez do anterior «upxxxxxxx@dominio_escola.up.pt» (ex: [email protected]). O objetivo é que este passe a funcionar como uma “caixa de correio unificada”.
Com esta medida, pretende-se então facilitar, desde já, o acesso dos estudantes ao serviço Office365, onde podem usufruir, entre outras vantagens, de um maior espaço de armazenamento.”
Para aceder a este serviço, os utilizadores passarão a usar o login «[email protected]» – em vez do atual «[email protected]». O objetivo é que, no futuro, este passe a ser o formato do login único na Universidade. Os alunos detentores de um login «[email protected]» serão contactados para articular a alteração do seu login para o novo formato.
Migração faseada
A cargo dos serviços da UPDigital, a migração do serviço de e-mail institucional será feita de forma faseada, em coordenação com as várias faculdades, e com avisos prévios aos estudantes, “porque implicará reconfigurações na forma de acesso por parte do estudantes e migração de alguns conteúdos”.
Nesta primeira fase, os novos estudantes inscritos após 27 de setembro – incluindo todos os que ingressaram na U.Porto na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2020/2021 – passarão já a dispor do novo serviço de e-mail, que será assegurado através da Cloud da Microsoft.
Quanto aos endereços de emails “antigos”, serão progressivamente migrados para o novo formato de endereço e os emails encaminhados. Após a migração para o novo serviço, apenas será possível enviar emails por este novo endereço.
No futuro, também os colaboradores da U.Porto (professores, investigadores e restantes funcionários) passarão a ter acesso a um novo serviço de e-mail. Neste caso, o serviço será assegurado por servidores na cloud privada da Universidade.
Recorde-se que a a U.Porto subscreve, há vários anos o Microsoft® Office 365, permitindo o acesso dos diferentes membros da comunidade a diversas ferramentas de trabalho colaborativo, nomeadamente o e-mail.
Para mais informações sobre os múltiplos serviços tecnológicos ao dispor da comunidade U.Porto, consultar o Portal dos Serviços IT da U.Porto.