A Promptly Health, startup incubada na UPTEC – Parque da Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, foi selecionada como o parceiro tecnológico do SNS – Serviço Nacional de Saúde no País de Gales (NHS Wales) para fazer a recolha e harmonização de dados de saúde centrados no paciente.

Durante os próximos três anos, com possibilidade de prorrogação para quatro ou cinco, a Promptly será a responsável pela implementação da estratégia do Centro de Valor em Saúde de Wales.

O concurso público, que selecionou inicialmente cinco empresas, envolveu uma avaliação extensiva das capacidades dos parceiros tecnológicos na recolha de dados, nomeadamente em termos de acessibilidade para os pacientes; inovação tecnológica e adequação às diferentes necessidades dos NHS Boards, equivalente às novas ULS – Unidades Locais de Saúde – em Portugal; garantia da segurança e privacidade dos dados; e interoperabilidade com os requisitos operacionais do Data Lake do NHS Wales.

“Esta parceria sublinha o nosso forte compromisso com a missão de tornar os dados de saúde acessíveis para utilização pelo Sistema de Saúde e alinha-se com o nosso trabalho mais alargado com organizações no Reino Unido na geração de evidência clínica de mundo real (fora do ambiente de ensaio clínico), que pode ser usada por pacientes e profissionais de saúde para decisões informadas sobre os cuidados”, explica Pedro Ramos, CEO da Promptly Health.

O responsável da empresa perspetiva ainda que “iniciativas de acesso seguro a dados de saúde serão mais comuns nos próximos anos, com a aceleração dos Ambientes Seguros de Dados (SDE) no Reino Unido, do Espaço Europeu de Dados de Saúde – que temos apoiado como consultores, e a implementação do modelo das Unidades Locais de Saúde em Portugal”.

Tecnologia ao serviço dos cuidados de saúde

A Promptly Health é parceira tecnológica de sistemas de saúde públicos e privados na Europa, América Latina e Ásia. Em Portugal, as suas soluções são utilizadas por hospitais públicos do SNS – Serviço Nacional de Saúde, por grupos privados de prestação de cuidados de saúde, seguradoras e empresas da indústria farmacêutica e de dispositivos médicos para gerar evidência sobre os resultados dos cuidados de saúde.

O NHS Wales é o SNS – Serviço Serviço Nacional de Saúde do País de Gales, responsável pela prestação de cuidados de saúde a 3 milhões de pessoas. Tem estado na vanguarda do planeamento de cuidados de saúde baseados em resultados na Europa, sendo destacado como um Global Value Hub pelo Fórum Económico Mundial. A mesma distinção foi também recebida por um consórcio português na área da oftalmologia, envolvendo hospitais públicos, como a ULS Coimbra, São João e Santo António, e hospitais privados, como a CUF, com a coordenação do Health Cluster Portugal e tecnologia da Promptly.

Desde 2019, o NHS Wales tem vindo a desenvolver pilotos para a recolha de dados centrados no paciente (e.g. qualidade de vida, estado funcional, experiência com o tratamento, etc), demonstrando a sua viabilidade em inúmeras publicações científicas e conferências.

O novo contrato exige uma adoção mais ampla das capacidades de recolha de dados e, principalmente, a interoperabilidade com produtos de saúde digital (nomeadamente com a app do NHS para os pacientes), e a harmonização dos dados com o Data Lake já existente.