Com a Covid-19 a não dar tréguas, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) mostra-se preparada para os desafios colocados pela “nova normalidade”. Depois de, em poucos dias, ter dado resposta à necessidade da transição das atividades letivas para um formato online e operacionalizado um dos mais completos protocolos de higiene e segurança “anti-COVID” no âmbito dos exames presenciais do curso de Medicina, a FMUP reforça agora a sua oferta formativa pós-graduada à distância.

Neste momento, estão abertas candidaturas para cursos online em áreas tão diversas como a Geriatria, a Medicina Desportiva, a Imagiologia e a Nutrição Clínica na Medicina Geral e Familiar, entre muitas outras. No total, no ano letivo 2020/2021 serão ministrados 13 cursos de diferentes tipologias (especializações e unidades de formação contínua), com diferentes destinatários.

Formação para vários grupos profissionais

Embora os médicos constituam um dos públicos potencialmente interessados, vários destes cursos foram desenhados a pensar também nas necessidades formativas de outras classes profissionais, tais como os enfermeiros, os fisioterapeutas ou os especialistas em Ciências do Desporto.

Entre a oferta especialmente destinada a médicos, constam o curso de Nutrição Clínica na Medicina Geral e Familiar, que beneficia do apoio da Fundação Portuguesa de Cardiologia, o curso de Getriatria Clínica – equivalente à formação teórica para a obtenção do título de especialista nessa área –, e o curso de Imagiologia em Medicina Desportiva.

Dentro da lista de cursos disponíveis, destacam-se também as formações na área do Desporto. Dedicados a diferentes profissionais, das áreas da Saúde e do Desporto, os cursos de Medicina Desportiva, Reabilitação em Medicina do Exercício e Desporto, e Medicina e Reabilitação em Futebol são dos que mais tradição têm na FMUP.

Alguns dos cursos estão igualmente abertos a estudantes de Medicina que tenham já concluído o seu ciclo básico (3.º ano) e que desejem aumentar o seu curriculum ou aprofundar determinada área clínica. O curso de Auscultação Cardíaca Digital é um bom exemplo de uma formação que pode ser frequentada, com grandes mais-valias, por estudantes de Medicina do ciclo clínico.

Flexibilidade e experiência

À distância de um clique, a partir de casa, de um hospital em qualquer ponto do país, de um gabinete clínico, de um ginásio, de um estádio de futebol… será então possível aos futuros estudantes frequentarem os cursos de pós-graduação da FMUP, conjugando-os com os seus compromissos profissionais, pessoais e familiares, sem perderem tempo e sem correrem riscos desnecessários.

Recorde-se que a FMUP tem um vasto know-how no desenvolvimento de cursos de pós-graduação, especialização e formação contínua online. Foi já há mais de uma década que a Faculdade inaugurou a sua vertente de ensino à distância. Desde então, já formou mais de 1.500 profissionais de saúde, nacionais e internacionais, nesta modalidade de ensino.