O CWTS Leiden Ranking volta a posicionar a Universidade do Porto entre as melhores do mundo na produção científica. A edição de 2020 daquele que é um dos mais importantes rankings internacionais do ensino superior coloca a U.Porto no 153.º lugar a nível mundial e no 38.º a nível europeu, numa lista que classifica cerca de 1000 instituições de todo o mundo em função da sua produção científica.

Na edição deste ano, a Universidade do Porto destaca-se como a melhor portuguesa nas áreas da saúde e biomédicas, posicionando-se no lugar 149 no contexto mundial.

Numa análise por temas, a U.Porto surge ainda, a nível global, na 78.ª posição na área das ciências da vida e biologia; no 201.º lugar nas áreas da física e engenharias; na 284.ª posição nas áreas das ciências sociais e humanidades; e no 317.º lugar nas áreas de matemática e ciência de computadores.

Ranking analisa produção científica das universidades

Realizado desde o quadriénio 2006-2009 pelo Center for Science and Technology Studies (CWTS) da Universidade de Leiden, o ranking de Leiden analisa o desempenho, qualidade e impacto das publicações científicas, tendo por base os dados científicos da Web of Science da Thomson Reuters.

A edição deste ano, focada em dados relativos ao quadriénio 2015-2018, compreendeu a análise de mais de 1100 universidade de 65 países e centrou-se em publicações sob a forma de artigos e “reviews”. Foram excluídos livros, publicações em atas de conferências e publicações em periódicos não indexados na WoS.

Entre os indicadores em análise contam-se o impacto científico (entendido como os aritgos publicados na base WoS), as colaborações (artigos em parceria), o acesso aberto (proporção de artigos de livre acesso) e género (proporção de autoras).

A edição 2020 do CWTS Leiden Ranking é liderada pela Harvard University (EU.A), logo seguida da Shanghai Jiao Tong University (China).