Com o objetivo de contribuir para o reforço da relação entre a Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) e a indústria, arranca, no próximo dia 26 de junho, um ciclo de seminários de âmbito internacional. Integrada no programa FEUP-PRIME, a iniciativa PRIME Talks on Engineering Innovation “Webinar Series” será transmitida online e é de participação gratuita para todos os interessados. Em análise estarão os desafios de inovação em engenharia que as universidades e as empresas enfrentam no mercado competitivo que é a economia global, em cenários cada vez mais imprevisíveis como o que estamos a atravessar a nível mundial.

A primeira sessão realiza-se na próxima sexta-feira, a partir das 14 horas, através do canal de Youtube da FEUP. Integralmente em língua inglesa, o tema da sessão é “Academy-Industry Relationship: adressing current challenges and future needs”. Confirmado está Koby Rubinstein, Vice-Presidente Executivo para a investigação na Technion -Israel Institute of Technology, e de Carlos Moreira da Silva, antigo Chairman da BA Glass, uma das empresas FEUP PRIME Partner. A moderação ficará a cargo de João Falcão e Cunha, diretor da FEUP.

Uma ponte direta com a indústria

O programa “FEUP PRIME – Corporate Membership Programme” conta já com sete empresas PRIME Partners e cerca de 80 empresas PRIME affiliate que mantêm relações de longa data com a Faculdade de Engenharia na formação, investigação e transferência de conhecimento e talento. Estão em curso sete doutoramentos em ambiente empresarial dedicados a desafios apresentados por estas empresas.

Lançado em outubro 2018, o programa “FEUP PRIME” pretende criar valor e vantagens competitivas para as empresas, estabelecendo uma conexão direta com as fontes de talento e de produção de conhecimento da FEUP. É também objetivo deste programa contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de inovação aberta envolvendo empresas exportadoras, startups de base tecnológica e universidades, fonte de desenvolvimento económico e social da região e do país.

Para tal, as empresas “PRIME Partners” investem num relacionamento estratégico e de longo prazo com a FEUP, definindo objetivos comuns de aprendizagem, investigação e inovação. Estas empresas têm assim a oportunidade de atrair os melhores talentos, envolver os melhores estudantes em problemas concretos, trabalhar com os melhores investigadores em desafios societais e inovação de ponta, e envolver-se na vida da comunidade académica.