Avaliar o desempenho cognitivo de doentes diagnosticados com a COVID-19, ao longo do tempo, através de um software de monitorização cognitiva: o Brain on Track. É este o objetivo de um projeto do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que acaba de garantir um financiamento de cerca de 10 mil euros, no âmbito da iniciativa “Gulbenkian Soluções Digitais COVID-19”.

O projeto, coordenado pelo investigador do ISPUP, Vítor Tedim Cruz, vai monitorizar o desempenho cognitivo de indivíduos, com mais de 18 anos, diagnosticados com a COVID-19, e seguidos na Unidade Local de Saúde de Matosinhos e no Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga.

A monitorização do desempenho cognitivo das pessoas infetadas é relevante, porque o vírus SARS-CoV-2 acede ao sistema nervoso central, não se sabendo até que ponto pode vir a provocar alterações cognitivas a longo prazo.

A avaliação acontecerá de três em três meses, com recurso ao instrumento digital autoadministrado, Brain on Track. Através desta ferramenta, os participantes preenchem questionários e fazem exercícios online, que servirão de base para medir o desempenho cognitivo.

Casos identificados serão remetidos para neurologia

O Brain on Track tem sido utilizado pelo ISPUP para avaliar trajetórias cognitivas em indivíduos que integram algumas das coortes populacionais do Instituto, como é o caso da coorte EPIPorto.

No projeto agora financiado, as pessoas que, ao longo do tempo, apresentarem trajetórias cognitivas abaixo do esperado, vão ser convocadas para consulta de neurologia. O acesso ao Brain on Track para esta finalidade será gratuito e universal.

Os investigadores Nuno Lunet, Luís Ruano e Joana Pais, do ISPUP, integram também a equipa do projeto. Ao ISPUP juntam-se igualmente entidades parceiras como a Neuroinova, Lda (empresa dedicada ao desenvolvimento do Brain on Track), a Unidade Local de Saúde de Matosinhos e o Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga.

A iniciativa “Gulbenkian Soluções Digitais COVID-19” é promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian, com o apoio da EDP e o acompanhamento jurídico da Cuatrecasas.