António da Silva Costa, professor catedrático jubilado e figura central na história da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), faleceu na passada quarta-feira, na Bélgica, aos 82 anos de idade, vítima de doença prolongada.

Pioneiro na investigação e ensino da Sociologia e Antropologia do Desporto na U.Porto, António da Silva Costa foi o primeiro Professor Catedrático da FADEUP na sua área de intervenção, em cuja afirmação assumiu sempre um papel central.

Em paralelo, “desempenhou igualmente um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento da nossa Faculdade, enquanto instituição de ensino superior universitária, tendo sido, por exemplo, o primeiro Presidente do nosso Conselho Pedagógico”, recorda António Manuel da Fonseca, diretor da FADEUP.

Já após a sua jubilação, em 2007, a “vontade e disponibilidade para continuar a ajudar no cumprimento da missão e no desenvolvimento da Faculdade” levaram a que lhe fosse concedido pela U.Porto o título de Professor Emérito, reservado aos docentes reformados que se destacaram pelos altos serviços à instituição e que, por isso mesmo, continuam a colaborar com a Universidade.

Na ocasião, foi-lhe confiada a tarefa de criar e dinamizar o Centro de Estudos Avançados em Sociologia do Desporto. Uma incumbência que acabaria por ser condicionada por razões de saúde, que progressivamente o impediram de se deslocar com a regularidade desejada da Bélgica, onde residia, e onde acabaria por falecer.

Sobre o legado deixado por António da Silva Costa, o diretor da FADEUP nota ainda que “não menos importante, e sempre recordada e reconhecida, foi a sua postura íntegra, humanista e bondosa que mereceu sempre a consideração e a estima de todos quantos com ele lidaram, em todas as funções que desempenhou”. Como tal, remata António Manuel Fonseca, “o seu falecimento provoca em nós uma profunda saudade”.