Face à propagação da pandemia de COVID-19 e a implementação do estado de emergência em Portugal, a Universidade do Porto acaba de criar um novo subsídio de emergência para apoiar os estudantes mais afetados pela pandemia. Este apoio, que consiste numa prestação única de 350 euros e provem de fundos próprios da Universidade, incluindo o apoio providenciado pelo protocolo de colaboração com o Santander, destina-se a estudantes que estiverem a sofrer graves carências económicas e sociais, designadamente desemprego, doença ou outras situações de fragilidade social.

Todos os estudantes – nacionais ou internacionais, de todos os ciclos de estudo – podem candidatar-se ao subsídio de emergência COVID-19, entre os dias 6 e 10 de abril, através do site dos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP).

Não são elegíveis, para o subsídio de emergência, os estudantes beneficiários de ação social direta (as conhecidas bolsas de estudo já atribuídas no início do ano letivo), atendendo à existência de mecanismos de atualização dos valores dos apoios concedidos, determinados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

As candidaturas serão avaliadas pelos SASUP e seriadas em função do grau de carência financeira. Os resultados serão comunicados até dez dias úteis após o final do período de candidaturas. O subsídio de emergência COVID-19 será pago por transferência bancária.

O valor a atribuir a cada estudante destina-se então a apoiar despesas de alojamento e de alimentação, numa altura em que a pandemia de COVID-19 começa a ter impactos negativos na atividade económica e emprego, especialmente nos setores mais expostos às medidas de isolamento físico e recato social.

No total, a U.Porto constituiu, com base em capitais próprios, um fundo no montante de 52 mil euros para apoiar, nesta fase, os seus estudantes.

O valor referido poderá ser reforçado, se necessário, de acordo com a evolução da pandemia de COVID-19.