As estudantes Ana Matilde Barra, Catarina Oliveira Pires, Eunice Freitas Amorim, Margarida Assis Ferreira e Mariana Mirra Monteiro, do Mestrado em Engenharia Informática e Computação e, Beatriz Lucena Coutinho, do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), acabam de ser distinguidas com bolsas de mérito atribuídas pela E-Redes no âmbito da segunda edição do programa Top Women Scholarship.

Para além de uma bolsa no valor de 2.000 euros, as futuras engenheiras vão ter acesso a um Programa de Mentoring que lhes permitirá conhecer melhor a atividade do Operador de Rede de Distribuição Elétrica e as oportunidades profissionais no setor da energia.

Ao longo deste programa, as estudantes contarão com acompanhamento personalizado de 30 mentores provenientes de 11 instituições de ensino superior nacionais – incluindo a FEUP – parceiras da E-REDES. A estes mentores cabe a missão de motivar, inspirar, bem como avaliar a performance e agilidade das mentees.

Composto por sessões de mentoring, de partilha de experiências e desenvolvimento de soft skills, webinars, entre outras atividades, este programa de mentoria traz este ano uma novidade, designada Empowering You to Change the World. O objetivo é permitir que as mentees tenham uma maior proximidade com o negócio da E-REDES, aliada à criação de uma rede de contactos com mentores e outros stakeholders da empresa.

O programa vai arrancar em dezembro e estende-se até junho de 2024, altura em que as mentees recebem o feedback de todo o seu percurso no Top Women Scholarship.

Sobre o Top Women Scholarship

Lançado em 2022 com o propósito de promover uma maior igualdade de género nas carreiras tecnológicas e no setor energético, o Top Women Scholarship visa despertar o interesse de jovens estudantes pela tecnologia, e a captação de jovens mulheres finalistas de mestrados nas áreas da Engenharia Eletrotécnica e de Informática.

Entre as instituições parceiras estão a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, o Instituto Superior Técnico, o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, o Instituto Superior de Engenharia do Porto, Universidade de Coimbra, a Universidade de Aveiro, o Instituto Politécnico de Setúbal, a Universidade do Minho, o Instituto Politécnico de Viseu e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.