A entrada no ensino superior constitui um desafio para qualquer estudante. Mas para Maria Inês Branco, esse desafio foi ainda maior quando ingressou, no ano letivo 2018/2019, no Mestrado Integrado em Medicina Dentária da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP). “Realizei o ensino secundário no estrangeiro, portanto a mudança foi enorme”, justifica a estudante de 20 anos que, “apesar da apreensão inicial”, acabaria por “superar as dificuldades” com a ajuda de um “sentido de responsabilidade e autonomia” que lhe permitiu crescer “como estudante e como pessoa”.

A verdade é que o esforço de Maria foi devidamente recompensado. Com uma média final 16,78 valores no 1.º ano do curso, a futura médica dentista conquistou  o seu lugar entre os 21 estudantes da U.Porto que vão ser distinguidos com o Prémio Incentivo 2020. Uma distinção que vê como o “reconhecimento do esforço, empenho e dedicação durante o ano”.

O que te motivou a escolher a U.Porto?

Escolhi a Universidade do Porto, não só pela proximidade de casa, mas essencialmente por acreditar que a U.Porto, com o seu grau de exigência, me pode proporcionar uma boa preparação profissional para o futuro.

O que gostaste mais no primeiro ano da na Universidade?

No meu caso, o primeiro ano foi um desafio a vários níveis. Eu realizei o ensino secundário no estrangeiro, portanto a mudança foi enorme. O ritmo e métodos de ensino da faculdade relativamente ao secundário é por si só uma grande mudança, mas o facto de ter que me readaptar à minha língua materna e a um país diferente ampliou as dificuldades. No entanto, apesar da apreensão inicial, acabei por superar as dificuldades, desenvolvi o meu sentido de responsabilidade e autonomia e cresci como estudante e como pessoa.

O que gostavas de ver melhorado na Universidade?
Em relação à faculdade de Medicina Dentária, gostaria que houvesse mais investimento, em termos de materiais e equipamentos, o que na minha opinião teria um impacto muito positivo na qualidade de ensino.

Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?

O prémio é uma forma de reconhecimento do esforço, empenho e dedicação durante o ano. Considero um importante incentivo para os estudantes.

Quais são os teus planos para o Futuro?

Penso que ainda seja cedo para grandes planos em relação ao futuro, mas gostaria muito de fazer uma especialização numa das áreas de Medicina Dentária.

Se tivesses de descrever a U.Porto numa palavra, qual seria?

Conhecimento.