O Conselho Geral da Universidade do Porto aprovou na passada quarta-feira o calendário eleitoral relativo à eleição dos representantes dos estudantes naquele órgão de governo da U.Porto.

O ato eleitoral vai realizar-se no dia 19 de maio, em todas as faculdades da Universidade do Porto. Os cadernos eleitorais definitivos estarão disponíveis para consulta a partir desta terça-feira, 10 de março, estando agendada para 20 de abril a data limite para apresentação das listas candidatas.

O calendário completo e a constituição da comissão eleitoral podem ser consultados – após autenticação no SIGARRA da U.Porto – aqui.

Quem vai a votos

Os representantes dos estudantes no Conselho Geral são eleitos por sufrágio direto e universal entre a comunidade estudantil da Universidade do Porto para um mandato de dois anos.

Os quatro estudantes eleitos juntam-se depois aos 12 representantes de docentes e investigadores, ao representante dos funcionários não docentes e não investigadores e às seis personalidades externas cooptadas para completar o lote de 23 membros do Conselho Geral da U.Porto.

O Conselho Geral é um dos principais órgãos de governo da Universidade, tendo entre as suas competências a eleição do Reitor, a aprovação das linhas gerais de orientação da instituição no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial, entre outras.