(Notícia atualizada às 09h30 do dia 9 de março de 2020)
Na sequência da confirmação de um caso de COVID-19 numa estudante da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), e de forma a minimizar o risco de propagação do novo coronavírus, a Autoridade Nacional de Saúde determinou como medida preventiva o encerramento, durante 14 dias, das instalações onde funcionam a FFUP e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (Complexo ICBAS/FFUP), na Rua Jorge Viterbo Ferreira.
A informação, confirmada este sábado pela Direção-Geral da Saúde, indica que a infeção a estudante com o novo coronavírus tem ligação direta a um outro caso externo à Universidade do Porto, de uma pessoa diagnosticada após o regresso de uma viagem a Itália. A estudante encontra-se bem e em tratamento no Centro Hospitalar Universitário de S. João (CHUSJ).
A Task-Force da U.Porto para a COVID-19, em coordenação com as autoridades de saúde, estabeleceu entretanto um conjunto de procedimentos a adoptar por todos os estudantes, docentes, investigadores e colaboradores do ICBAS e da FFUP.
Para além da suspensão de todas as atividades letivas em ambas as faculdades, foi ainda decretado que apenas os serviços essenciais da FFUP e do ICBAS continuarão em funcionamento.
Aulas suspensas em Medicina
Já este domingo, a Faculdade de Medicina viu-se obrigada a suspender todas as atividades letivas do Mestrado Integrado em Medicina, por determinação do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ).
Esta medida – que não está relacionada com casos de infeção específicos, mas com a necessidade de manter a melhor resposta do Hospital São João ao tratamento hospitalar – tem efeito imediato e é extensível aos restantes hospitais afiliados à FMUP.
De acordo com a referida deliberação, todos os estudantes de Medicina estão interditos de circular no edifício São João.
Enquanto a suspensão permanecer, o atendimento da Associação de Estudantes da FMUP será transitoriamente deslocado para o edifício do Centro de Investigação Médica da FMUP (Rua Doutor Plácido da Costa, s/n), em local a definir.
Recomendação para residentes em Felgueiras ou Lousada
Já esta segunda-feira, e na sequência de uma deliberação da Direção Geral de Saúde, a U.Porto emitiu um novo comunicado em que recomenda a todos os estudantes, docentes, investigadores, técnicos e restantes funcionários que residam nos concelhos de Felgueiras ou Lousada, que não se desloquem para as instalações da Universidade.
Todas as faltas decorrentes desta recomendação serão relevadas ao abrigo do Plano de Contingência da U.Porto para a COVID-19
Minuto a minuto
Recorde-se que U.Porto ativou, no passado dia 5 de março, um Plano de Contingência – com efeitos imediatos em todas as unidades constitutivas – de forma minimizar os riscos de transmissão da COVID-19 no seio da comunidade académica.
No âmbito deste plano elaborado por uma Task-Force nomeada pelo Reitor, foi também lançado um website no qual vão sendo emitidos comunicados regulares com as medidas e recomendações de atuação para os membros da comunidade académica. Entre eles elas, incluem-se, por exemplo, as relativas a viagens e organização de eventos.
No que toca às viagens, a U.Porto desaconselha a realização de qualquer viagem à província chinesa de Hubei, bem como de viagens não essenciais às restantes áreas afetadas. A Universidade desaconselha igualmente a realização de eventos públicos ou eventos de massas nas suas instalações.
A U.Porto relembra igualmente a necessidade de toda a comunidade seguir as medidas básicas de higiene recomendadas pelas autoridades de saúde nacionais e internacionais.