João Correia da Silva, professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), tomou posse, esta quinta-feira, como Pró-Reitor da Universidade do Porto para as áreas dos Alumni, Empregabilidade, Estudos Institucionais, Financiamento Complementar e Participações Empresariais.

“Integrar a Equipa Reitoral da U.Porto é uma honra pela qual estou grato e principalmente uma responsabilidade que encaro com grande entusiasmo e que procurarei exercer com a maior dedicação e humildade”, destaca o novo Pró-Reitor.

João Correia da Silva assume parte dos “pelouros” que estavam, até agora, nas mãos de Helder Vasconcelos, antigo Vice-Reitor para as Relações com Empresas, Inovação e Empreendedorismo, que aceitou o convite para assumir a vice-presidência europeia de uma das maiores empresas mundiais de consultoria. Os restantes pelouros – Inovação e Empreendedorismo – ficam sob a tutela da Pró-Reitora Joana Resende.

Aposta nos Estudos Institucionais

Como prioridades para o mandato que agora inicia, o novo membro da equipa reitoral começa por eleger a vontade de “aprofundar o conhecimento que temos da nossa Universidade, dando continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Professor Helder Vasconcelos na criação e dinamização do Gabinete de Estudos Institucionais”. Nesse sentido, “a realização de estudos institucionais, utilizando informação interna e externa para caracterizar o desempenho e sustentabilidade da U.Porto nas diferentes dimensões da sua missão, terá como objetivo primordial apoiar o planeamento estratégico da U.Porto, bem como monitorizar e divulgar as atividades realizadas na Universidade e entidades participadas”.

A “reconhecida experiência” de João Correia da Silva “na elaboração de documentos estratégicos e na organização de estudos institucionais” foi, de resto, um dos motivos que levaram à nomeação do docente da FEP. “É uma pessoa que vai dar um contributo importante para definição da estratégia da Universidade”, justifica o Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira.

Das várias tarefas que ficarão nas mãos do novo Pró-Reitor, António de Sousa Pereira destaca precisamente a realização de estudos institucionais, uma “área que não está de todo desenvolvida na Universidade. Queremos passar a fazer estudos por iniciativa própria em todas as áreas estratégicas, para podermos tomar decisões com base em factos objetivos e não em suposições”.

“Verdadeiramente importante” será também o trabalho desenvolvido por João Correia da Silva nos domínios dos Alumni e da Empregabilidade. A este propósito, o novo Pró-Reitor realça a necessidade de “apoiar os diplomados da U.Porto na transição para o mercado de trabalho e reforçar os laços existentes com os anteriores diplomados da Universidade”. Até porque, remata: “A união faz a força!”.

Sobre João Correia da Silva

Licenciado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) e doutorado em Economia pela Faculdade de Economia, o novo Pró-Reitor da U.Porto é Professor Associado com Agregação na FEP, onde leciona, desde 2006, as unidades curriculares de Microeconomia, Economia Industrial, Economia dos Contratos, Economia Matemática, Macroeconomia e Economia Internacional. Foi também Diretor do Mestrado em Economia e integrou as comissões científicas da Licenciatura em Economia e do Doutoramento em Economia da FEP.

No currículo de João Correia da Silva conta-se ainda um MBA no ISEE (atual UPBS) e a conquista de uma bolsa de investigação Marie Sklodowska-Curie, em 2015, para realizar investigação na Toulouse School of Economics (França). As suas áreas principais de investigação são a Microeconomia e a Teoria de Jogos, com particular incidência no estudo da interação entre pessoas e/ou empresas com informação privada.