Desenvolvido pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), em parceria com o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), o projeto Digital Patient foi o vencedor dos Prémios HINTT (Health Intelligent Talks & Trends), na categoria “Value Proposition”. O galardão, no valor de 2 mil euros, visa distinguir a “adoção de estratégias focadas na eficiência de cuidados de saúde baseadas nos sistemas de informação e que apoiem a tomada de decisão”.

Iniciado em junho de 2016, o Digital Patient contou com um financiamento de 1,2 milhões de euros através do programa Norte 2020. Recorrendo à inteligência artificial, os investigadores criaram uma plataforma que possibilita o acesso imediato a informações sobre o histórico de cada doente.

Segundo Amândio Sousa, coordenador do projeto, “esta solução vem maximizar o tempo passado a observar o doente e, ao mesmo tempo, potencia a qualidade e a segurança da decisão médica”. Através desta plataforma, e com apenas um clique, o médico terá acesso imediato a um conjunto de informações clínicas sobre o histórico de cada paciente, a partir de determinadas palavras-chave. “Tempo é saúde. Não é só informação que se ganha, é informação que não se perde”, refere o professor da FMUP.

A plataforma encontra-se neste momento a ser testada por cerca de 30 clínicos do CHUSJ, mas o objetivo é alargar a sua utilização ao serviço de urgências e, posteriormente, a todo o hospital.

Os prémios HINTT têm como intuito promover a maturidade digital das instituições de saúde a concurso, assim como startups, destacando o seu contributo na adoção de estratégias eficientes para a garantia de sustentabilidade financeira e foco na visão 360° do doente.

A plataforma foi desenvolvida pela Unidade de Investigação e Desenvolvimento Cardiovascular (UnIC) da FMUP, em parceria com o CHUSJ, e contou com a Priberam como parceira tecnológica.