O palestrante Coronel Mário Patrício Álvares é o atual Comandante do Regimento de Apoio Militar à Emergência (RAME).

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) organizou, no passado dia 13 de março, uma palestra sobre “Apoio Militar a Situações de Emergência e Catástrofe”. Proferida pelo Coronel Mário Patrício Álvares, atual Comandante do Regimento de Apoio Militar à Emergência (RAME), a conferência surgiu no âmbito das atividades do Programa Doutoral em Segurança e Saúde Ocupacionais (DemSSO), que envolve 13 faculdades da U.Porto, e do Mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais (MESHO), que conta seis departamentos da FEUP, além da FPCEUP, FMUP e U Minho.

O principal objetivo da palestra foi explicar de que forma o RAME colabora na resposta a situações de emergências complexas, reforçando a ligação das Forças Armadas com a rede de entidades responsáveis pela gestão, apoio e combate a acidentes graves e catástrofes.

Na opinião de Mário Vaz, professor da FEUP que tem colaborado de perto com o Exército Português em projetos de investigação na área da segurança operacional, esta é uma área que tem de ser abordada numa matriz claramente multidisciplinar: “e que na U.Porto é feita através do MESHO ao nível do mestrado e no DemSSO se estivermos a referir-nos ao grau de doutoramento”. A pertinência do apoio em situações de emergência justifica-se não só pelo número de catástrofes e atentados que têm acontecido um pouco por todo o mundo, mas sobretudo porque se trata de situações “em que existe um risco claro para os operacionais e para as vítimas que é necessário conhecer, estudar e controlar. Além disso o Exército recorre à Investigação Operacional e à Logística para gerir de forma eficiente os seus recursos. É neste domínio que a atividade dos referidos cursos se enquadra e interseta com as atividades do RAME”, esclarece o docente.

Seminários como este vão acontecer com regularidade na FEUP, defende Mário Vaz., até porque “constituem exemplos e boas oportunidades que podem depois ser redesenhados e adaptados para situações concretas como empresas e serviços públicos, onde muitos dos estudantes trabalham ou podem vir a trabalhar”. Podem ainda incentivar e servir de base “à produção de novo conhecimento e novas soluções através do desenvolvimento de dissertações de Mestrado e teses de Doutoramento”.

A palestra terminou com um balanço sobre a intervenção do Exército Português em 2018, no apoio a acidentes graves e catástrofes, nomeadamente na prevenção e combate dos fogos rurais.

A U.Porto e o Exército Português

O Laboratório de Biomecânica da Universidade do Porto (LABIOMEP) é a infraestrutura com meios e competências para estudar a resposta fisiológica do ser Humano em diferentes contextos, nomeadamente nos que se relacionam com a sua atividade ocupacional. Neste âmbito foi iniciada em 2014 uma colaboração com o Exército Português, enquadrada em dois projetos de investigação; um relacionado com a resposta fisiológica dos operacionais em situações climáticas diversas e outro no apoio ao treino militar de elevada exigência das tropas Comandos. Nestes projetos, de que resultaram já quatro teses de mestrado concluídas e duas de doutoramento em curso, além de várias publicações científicas, foi possível demonstrar a mais-valia desta associação entre a Universidade e o Exército, com o objetivo de procurar soluções para a segurança dos operacionais.

As múltiplas valências da U.Porto e o sucesso dos projetos em colaboração dos seus investigadores, não só com o Exército, mas também com outros ramos das Forças Armadas, permite antever o reforço destas iniciativas enquadradas na nova estratégia da Comunidade Europeia para a Segurança e Defesa.