Nove estudantes do curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto transformaram um projeto escolar num site de promoção internacional da gastronomia do Porto e Norte de Portugal que conta já com mais de 30.000 visualizações em pouco mais de quatro meses de atividade.
A operar desde março de 2017, o Porto Tasty é um portal onde se dão a conhecer em três línguas – português, inglês e castelhano – diferentes tipos de pratos, costumes e espaços gastronómicos do Porto e Norte de Portugal.
O site está organizado em seis rubricas diferentes, sendo produzido semanalmente conteúdos para cada uma, um por dia: a “Bucket Lists”, onde são publicadas diversas listas que sugerem diversos sítios a visitar no Porto, segundo determinado critério; a “Tascas&Restaurants”, que trata de explorar individualmente um restaurante de interesse no Porto; a “Porto’s Tradition”, uma rubrica quinzenal que explora a tradição de um determinado prato típico do Porto entrevistando os portuenses; a “Wine&Drinks”, que explora diversos locais do Porto relacionados com cocktails e bebidas, bem como de falar dos vinhos típicos do Porto e região do Douro; a “Recipes”, que surge como uma rubrica “faz-tu-mesmo” onde são sugeridas diversas receitas típicas que os leitores podem preparar; e a “News”, onde são divulgados desde artigos noticiosos até entrevistas relacionados com eventos gastronómicos e restaurantes.
O objetivo do Porto Tasty é promover a região como um destino gastronómico, tal como o propósito do trabalho da unidade curricular “Públicos e Audiências” do curso Ciências da Comunicação que lhe deu início era criar um site para promoção/divulgação online da cidade do Porto como destino gastronómico. O caráter internacional do projeto estava garantido à partida pela própria diversidade de nacionalidades do grupo de nove estudantes envolvidos: Portuguesa, Brasileira e Espanhola.
Ana Mendoza, Beatriz Melo, César Castro, Marcela Melo, Margarida Ribeiro e Paula Varela são os responsáveis pelos conteúdos do Porto Tasty, enquanto Denis Godoy, Eduardo Ribeiro e Mario Garcia compõem a equipa de Comunicação e Marketing do projeto.
O sucesso do projeto impeliu o grupo a continuar o trabalho para lá do período letivo, uma vez que rapidamente se constatou que o interesse pela gastronomia portuense é cada vez maior, a nível nacional e internacional.
E, de facto, em pouco mais de quatro meses de atividade, o Porto Tasty tem já mais de 20% dos seus leitores provenientes de países estrangeiros, principalmente do Brasil, dos Estados Unidos da América e da Espanha. Para além do site principal, o Porto Tasty tem já uma presença forte nas principais redes sociais, em particular no Facebook e Instagram.