A Universidade do Porto, através do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), é uma das instituições parceiras da campanha promovida pela Câmara Municipal do Porto para promover a adoção responsável de animais, através da oferta da esterilização a todos os cães e gatos adotados ao longo de 2016, no Canil Municipal.
Para beneficiar desta campanha, os interessados devem concretizar o processo de adoção no Canil Municipal (para o qual a identificação eletrónica/microchip é obrigatória), mediante a satisfação de um conjunto de condições que visam asseguram o bem-estar dos animais . Em “troca”, receberão um cheque-esterilização com a identificação do cão ou gato adotado.
O passo seguinte passa pelo agendamento de uma consulta pré-cirúrgica na Clínica Veterinária do ICBAS, onde deverá ser apresentado o cheque-esterilização facultado pelo Canil Municipal, tendo sempre em atenção a validade do mesmo.
A campanha insere-se nas medidas previstas no Plano Municipal de Controlo da População Animal de Cães e Gatos, uma iniciativa lançada em 2015 pelo Pelouro da Inovação e Ambiente da CMP e que tem mobilizado associações zoófilas, a Ordem dos Médicos Veterinários ou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.
O Canil Municipal encontra-se aberto de segunda a sábado, na Rua de S. Dinis nº 249. O site da Câmara do Porto possui uma área dedicada onde é possível consultar as fichas dos animais disponíveis para adoção.
Mais informações aqui.