Foi disponibilizado esta quinta-feira, dia 30 de abril, o novo site oficial da Universidade do Porto (www.up.pt).
Mais acessível, funcional e direcionada para a promoção da Universidade a nível nacional e internacional, a nova página da U.Porto nasce para facilitar a interação com os públicos com quem ela se relaciona, mas também para reforçar o valor da marca Universidade do Porto. Um caminho que, para Carlos Brito, Pró-Reitor da U.Porto com o pelouro da Comunicação, implica “passar a imagem de uma Universidade que aposta na excelência, no dinamismo e na inovação. Mas mais do que isso. Uma Universidade que se espera próxima dos seus públicos”.
Na prática, essa aposta traduz-se na disponibilização de duas formas de navegação ao utilizador. A primeira está sustentada em torno das sete áreas de informação que compõem a estrutura principal de conteúdos do site (Universidade, Ensino, Investigação, Inovação, Internacional, Cultura e Viver).
Uma outra forma de navegação passa pelas “gateways” (portas de entrada), onde os diferentes públicos-alvo da U.Porto (pré-universitários, estudantes, estudantes internacionais, alumni, profissionais e empresas) podem aceder rapidamente a um conjunto de informações relacionadas com os seus interesses específicos.
A disponibilização de uma versão otimizada para dispositivos móveis e de uma versão integral em inglês, o investimento numa componente visual e a aposta em conteúdos multimédia (ainda não implementada na plenitude, mas que passará pela inserção regular de infografias e conteúdos vídeo) são outras mais-valias de uma plataforma que pretende “dar a conhecer melhor as competências e os recursos da Universidade”, realça Carlos Brito.
“Mais do que isso. Procura enfatizar um aspeto que é hoje fundamental, que é a componente emocional. O que nós queremos não é que as pessoas digam apenas que confiam na Universidade. Queremos que, além de confiarem e acharem que a U.Porto é uma universidade de topo a nível nacional e internacional, digam que gostam muito da Universidade do Porto. O novo site vai nessa linha, de reforçar os laços funcionais e emocionais”, completa o Pró-Reitor da U.Porto, deixando um convite: “visitem o novo site da Universidade, explorem-no e principalmente, digam-nos alguma coisa porque aquilo que a Universidade precisa é de interagir e de receber um feedback de todos aqueles que trabalham connosco”.
Quem aceitar o desafio pode enviar as suas críticas e sugestões através dos e-mails [email protected] ou [email protected].
Suportado pelo sistema de informação SIGARRA, o site integra ainda uma segunda dimensão (nível organizacional) que assegura a disponibilização de conteúdos informativos de natureza transversal a toda a comunidade da U.Porto (estudantes, docentes, investigadores e trabalhadores não docentes e não investigadores)), facultando ainda o acesso a recursos e serviços de suporte ao funcionamento interno – de acesso restrito – da Universidade.