Os estudantes Pedro Angélico, Sara Santos, Sofia Pinto e Vasco Guedes, todos eles a frequentar a Licenciatura em Engenharia Informática e Computação da Faculdade de Engenharia (FEUP) e da Faculdade de Ciências (FCUP) da Universidade do Porto, participaram, entre os dias 13 e 20 de setembro, na sétima edição portuguesa do Seeds For The Future, o conceituado programa de desenvolvimento de competências tecnológicas da Huawei.

Tendo como mote a valorização do talento nacional, o evento contou este ano com a participação de 20 estudantes das áreas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), provenientes de 13 instituições de ensino superior de Lisboa, Setúbal, Porto, Aveiro, Viseu, Madeira, Castelo Branco, Açores, Coimbra e Santarém.

Ao longo da semana, os participantes tiveram acesso a visitas virtuais, debates, mentorias com especialistas internacionais nas áreas de Tecnologia, Liderança e Carreira e Tendências da Indústria, entre outras iniciativas vocacionadas para a aquisição de competências tecnológicas que podem fazer a diferença no mercado de trabalho.

“Todo o programa foi marcado por momentos de aprendizagem e de desafio mas, se tivesse de escolher um momento para destacar, seria o último dia que foi num formato presencial em Lisboa. Poder conhecer pessoas da equipa Huawei Portugal e colocar questões sobre o seu dia a dia, trabalho e experiência é algo que me enriqueceu bastante”, descreve Vasco Guedes.

Foi “através de um e-mail que recebi da faculdade” que o futuro engenheiro informático da FCUP e da FEUP descobriu o programa da Huawei: “Fiquei logo cativado por ser completamente diferente dos outros que já conhecia mas também por ser uma empresa de tão grande renome”.

Encarrada a participação no Seeds For The Future, Vasco Guedes não hesita em recomendar o programa “a todos os jovens que tenham interesse nas áreas da tecnologia”. Ou não se tratasse de “uma excelente oportunidade para terem contacto com as tecnologias mais atuais e principalmente conhecerem jovens extremamente interessantes de todo o pais”.

“Uma geração mais preparada para o mercado de trabalho”

Lançado a nível internacional em 2008, o Seeds For The Future teve a sua primeira edição em Portugal em 2015. Desde então, o programa já permitiu que cerca de 80 estudantes portugueses conhecessem de perto o mundo da tecnologia e da liderança,

“O sucesso contínuo de cada edição é prova viva da forma como esta iniciativa responde às necessidades do mercado no que toca a temas como a inovação tecnológica e digitalização”, explica Para Diogo Madeira da Silva, head of Public Affairs & Communications da Huawei.

De acordo com o mesmo responsável, “o número de pessoas que impactamos todos os anos espelha também a forma como pretendemos contribuir para a criação de uma geração mais preparada para o mercado de trabalho, enquanto aumentamos a consciência de empreendedorismo social dos jovens”.

Mais informações