Contribuir para uma maior integração de jovens migrantes nos países de acolhimento da Índia e Paquistão. Este é o principal objetivo do projeto Erasmus+ “INTEGRA”- DevelopINg Tailored comprEhensive services for younG migRAnts, do qual faz parte a Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) juntamente com a Symplexis e Harokopio University (Atenas), as universidades indianas RK University e SAL Institute of Technology and Engineering Research, a par da International Islamic University Islamabad e da Lahore University of Management Sciences, ambas do Paquistão. O projeto tem como objetivo criar programas educacionais em tecnologias de informação.

Tendo por base as necessidades ao nível das tecnologias de informação e comunicação (TIC) das populações e das exigências do mercado de trabalho, a iniciativa vai permitir melhorar as competências dos jovens migrantes. O programa inclui a avaliação e implementação de estruturas psicossociais nas instituições parceiras de ensino superior, uma vez que a comunidade migrante apresenta especificidades muito próprias no que toca à integração nas comunidades locais da India e do Paquistão.

“O projeto INTEGRA visa responder à participação limitada de jovens migrantes e refugiados, de países afetados por conflitos, no Ensino Superior na Índia e Paquistão, introduzindo uma metodologia inovadora que combina a educação em Tecnologias de Informação e Comunicação com apoio psicossocial, para promover a integração de grupos vulneráveis”, refere o investigador Jorge Barbosa, responsável pela participação da Faculdade de Engenharia neste consórcio.

O projeto está já em desenvolvimento, estando, nesta fase, a ser dada formação sobre metodologias de aprendizagem, avaliação e boas práticas, aos membros das universidades parceiras da Índia e Paquistão.