Para além de sua funcionalidade no âmbito académico, as vantagens exclusivas no acesso a um conjunto alargado de serviços e iniciativas promovidas pela Universidade do Porto e por instituições parceiras fazem do Cartão U.Porto atrativo a todos os estudantes.
Na busca por atender cada vez melhor a necessidade dos estudantes, a Universidade do Porto e o Banco Santander – parceiro institucional da universidade – realizam anualmente um inquérito de satisfação sobre o cartão. Com o objetivo de incentivar a participação neste inquérito, o Banco Santander sorteia todos os anos três prémios entre os estudantes da U.Porto que responderam ao questionário online.
Neste ano, os contemplados foram Vera Duarte e Marta Ferreira, ambas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) e Diogo Pimenta, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), que receberam um Ipod Shuffle das mãos do Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, e do Diretor do Santander Universidades, Marcos Ribeiro, numa sessão que teve lugar no edifício da Reitoria, no dia 26 de novembro.
Reconhecendo a importância do inquérito, Vera Duarte avalia que “é muito importante fazer essa pesquisa com os alunos. Existe diferença entre a utilização do cartão nas faculdades e com o inquérito é uma forma boa de comunicar sobre o cartão”.
Surpreendido por ter ganhado o prémio, o estudante de engenharia mecânica Diogo Pimenta acredita que “pelo facto de estar a preencher o inquérito, pode ser útil para ajudar alguém”. E além das vantagens e descontos que o Cartão U.Porto fornece, “serve também como uma identificação da Universidade”, ressalta o estudante.
O Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo, felicitou os estudantes e falou da importância do inquérito: “queremos promover a utilização do cartão. O uso dele nas suas multifuncionalidades fazem parte da vida académica”, ressalta.
Para Marcos Ribeiro, “o projeto do cartão tem imensa importância na Universidade. E nós gostamos muito de saber da opinião dos estudantes para termos noção da realidade e fazer com que melhoremos cada vez mais”.
Inquérito confirma satisfação da comunidade académica
Os resultados do inquérito de satisfação deste ano demonstram que a comunidade académica da Universidade do Porto partilha deste ponto de vista. Os estudantes que utilizam semanalmente o Cartão da U.Porto atribuíram-lhe uma avaliação média de 7,2 valores (numa escala de 0 a 10), sendo que 52,6% dos inquiridos atribuíram uma nota entre os 7 e os 10 valores na avaliação global dos serviços com recurso a cartão.
De destacar ainda que 54% dos inquiridos afirmou já utilizar o seu Cartão U.Porto para obter descontos em serviços exteriores à Universidade, como transportes, espaços culturais e estabelecimentos comerciais. Esse facto deverá ajudar a explicar porque os descontos em serviços e compras continua a receber o maior número de comentários quanto ao alargamento de serviços e vantagens associadas ao Cartão.
Os resultados completos do inquérito de 2014 e de anos anteriores podem ser consultados o Portal TIC da U.Porto. Todas as vantagens associadas ao Cartão da U.Porto estão no website da Universidade.