A estudante Cátia Rodrigues, do doutoramento em Engenharia Geográfica da Faculdade de Ciência da Universidade do Porto (FCUP), conquistou recentemente o Environment 2021 Best Paper Award, prémio foi atribuído pelo grupo de publicações suíço Multidisciplinary Digital Publishing Institute.

O júri destacou este e outro trabalho, publicados na revista científica “Environments”, em 2021, devido à originalidade, importância do artigo e número de citações e downloads.

paper premiado é um artigo de revisão intitulado “Study of the Urban Heat Island (UHI) Using Remote Sensing Data/Techniques: A Systematic Review”, com a orientação da docente da FCUP, Ana Cláudia Moreira Teodoro e coorientação do docente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Artur Gonçalves.

Já desde o mestrado em Deteção Remota, também da FCUP, que a investigadora tem vindo a estudar o efeito de Ilha de Calor Urbano (Urban Heat Island (UHI), que consiste no aumento da temperatura em zonas urbanas comparadas às áreas com vegetação presentes no entorno, especialmente a partir do pôr-do-sol, devido ao albedo dos materiais de construção e alterações antrópicas locais (como impermeabilização do solo). Uma das formas de analisar o UHI é avaliar a Temperatura da Superfície Terrestre (Land Surface Temperature (LST)) proveniente de dados de Deteção Remota (satélite, drones, câmara térmica, sensores).

“A partir da análise de 579 artigos publicados em inglês entre 2000 e 2020 na Scopus e Web of Science (WOS), utilizando LST para análise do UHI. No artigo, foram aplicadas análises qualitativas e quantitativas para identificar quais os satélites, as análises estatísticas e os softwares mais utilizados nos estudos de UHI, entre outras informações.”, detalha a estudante, que é também investigadora no Instituto de Ciências da Terra (ICT, FCUP) e o Centro de Investigação de Montanha (CIMO, IPB).

Desta forma, a investigação contribuiu para a compreensão dos referenciais teóricos e avanços tecnológicos para o estudo de UHI, o que possibilita aos investigadores avaliarem os métodos já aplicados e eventuais lacunas que podem ser minimizadas com estudos científicos direcionados.