O desenvolvimento de cidades mais sustentáveis e resilientes passa pela promoção de uma mobilidade mais inteligente. E Gonçalo Marinho dos Santos, estudante do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), quis explorar o papel crucial do setor automóvel neste processo.

A sua mais recente investigação valeu-lhe a distinção de “Best Young Researcher Award”, entregue no IEEE International Workshop on Metrology for Automotive, que decorreu no verão deste ano em Modena, Itália.

O artigo premiado, e realizado em coautoria com Daniel G. Costa, docente no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP, destaca o padrão AUTomative Open System ARchitecture (AUTOSAR), que permite “dar apoio à construção de cidades inteligentes, apresentando soluções promissoras e destacando potenciais áreas de desenvolvimento futuro”.

“A investigação reflete a evolução do setor automóvel nos últimos anos, demonstrando que faltam frequentemente padrões para guiar o desenvolvimento de veículos com foco nas pessoas. É possível mudar este paradigma e ajudar a transformar cidades em ecossistemas de mobilidade inteligentes e sustentáveis”, avança Gonçalo Marinho dos Santos.

Para o docente Daniel G. Costa, que é também investigador Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA), o projeto “traz uma importante contribuição científica e tecnológica, com desdobramentos sociais bem claros”.

“Como supervisor de trabalhos de mestrado na FEUP, é muito gratificante contribuir para o desenvolvimento de projetos de excelência realizados pelos nossos estudantes. Tudo isto torna-se ainda mais emocionante quando acabam por receber prémios internacionais tão importantes“, remata.