Já são conhecidos os nomes das dez ideias finalistas da quinta edição do iUP25k – Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto. No 25 Elevator Pitch, evento em que 25 grupos puderam apresentar a sua ideia em 5 minutos, os peritos escolheram o lote final de projetos que vão marcar presença na grande final da competição, marcada para o dia 23 de maio, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.Porto (FPCEUP).
Entre as ideias escolhidas estão a (H)eat, uma marmita auto-aquecida e reutilizável que permite o aquecimento de refeições em qualquer lugar; o Beachwise, um novo formato de vestiários de praia ideal para banhistas e/ou surfistas; ou a TipiFire, uma espécie de tenda destinada à segurança dos bombeiros no combate aos incêndios florestais. Na área das novas tecnologias para smartphone conseguiram um lugar na final as ideias 5sense, uma app destinada a substituir os tradicionais comandos de portões automáticos; e o projeto Jogos sociais, verdadeiramente sociais, que possibilita a vários utilizadores jogar ao mesmo tempo, cara a cara. É finalista também a ideia Zizabi, um portal online para facilitar a compra e venda de casa, de acordo com diversos fatores de decisão.
Na corrida aos 15 000 euros que constituem o primeiro prémio do concurso estão também três ideias na área de aproveitação de energia: a inanoE – micro-geradores para aproveitar energia nas áreas têxtil, calçado e automóveis; a CECO, um conversor da energia das ondas do mar, e WeTruck – um sistema de recuperação de energia para camiões de refrigeração, e a RetinaCAD, para diagnóstico de doenças através de imagens da retina é a única ideia na área da saúde. Todos os vídeos das ideias podem ser consultados no portal da TVU.
A grande final do iUP25k será aberta ao público (basta inscrever-se (aqui)) e terá em jogo um valor total de 25 mil euros (patrocínio do Santander Totta). O primeiro prémio totaliza 15 000 euros e uma viagem ao México para participar no SPIN 2014, oferecida pela RedEmprendia. O segundo e o terceiro classificados recebem 5000 euros. Estes valores traduzem-se em várias ações, inclusive mentoring patrocinado pela Share. Aos dez finalistas será ainda oferecido um workshop de produção de imagem, apoiado pela TVU. O público presente terá ainda a oportunidade de eleger a sua ideia favorita, à qual será atribuída o “Prémio do Público”.
A grande novidade da edição 2014 passa pelo reconhecimento da melhor ideia nas Tecnologias de Informação e Comunicação, à qual a Microsoft irá atribuir o prémio Best TIC. À semelhança de 2013, serão também distinguidas – com um prémio oferecido pela Santa Casa da Misericórdia – as melhores ideias ligadas ao Empreendedorismo Social.
Ainda antes da sessão final do iUP25k, foi organizado o iUP25k Business Model onde as equipas finalistas puderam melhorar os seus projetos numa ação de formação de dois dias. Os dez finalistas tiveram também oportunidade de participar no “Pitch me UP” (apoiado pela Porto Business School), evento que os ajudou a preparar a apresentação final das ideias de negócio ao júri e ao público em geral, com a presença de especialistas na arte do pitch.
Sobre o iUP25k
Lançando pela primeira vez em 2009, o iUP25k é um concurso de ideias de negócio organizado pela UPIN – Universidade do Porto Inovação e pelo Clube de Empreendedorismo (CEdUP) e este ano contou também com o apoio do Startup Pirates, Startup Buzz e Instituto de Empreendedorismo Social (IES) nas ações de capacitação e da Câmara Municipal do Porto na divulgação. O concurso de ideias da U.Porto continua assim a promover o empreendedorismo, premiando aqueles que procuram valorizar economicamente o conhecimento.