U.Porto fecha 2013 com chave de ouro no desporto universitário

Equipa de Karaté da U.Porto revalidou o título de campeã nacional universitária.

Dois títulos coletivos, sete medalhas de ouro, cinco de prata e quatro de bronze. Foi este o resultado final da participação da U.Porto nos Campeonatos Nacionais Universitários  (CNU’s) por equipas de Karaté, Xadrez, Badminton, Ténis de Mesa, Karting e Tiro com Arco, que se disputaram de 15 a 17 de dezembro, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

A nota de maior destaque vai para o CNU de Karaté, onde a seleção portuense conseguiu revalidar o título de campeã nacional por equipas, fruto da conquista de quatro medalhas de ouro, três de prata e quatro de bronze. A nível individual, Luís Silva (FCUP) na Kata masculina, Tiago Moutinho (FEUP) nos -60kg, Flávio Cunha (FEUP) nos -67Kg e Ricardo Carvalho (FEP) nos -75Kg, estiveram em foco ao vencerem as respetivas categorias.

Em destaque nestes CNU’s esteve também Jorge Viterbo Ferreira,  estudante da FCUP que arrecadou mais um título para a Universidade em Xadrez rápidas. Já na competição por equipas, a U.Porto falhou o pódio ao não conseguir ir além do quinto lugar. Uma situação que se repetiria no CNU de Badminton, onde os atletas portuenses se ficaram pelo quarto lugar e nono lugares.

O último dia de provas dos CNU’s concentrados recebeu as modalidades de Karting, Ténis de Mesa e Tiro com Arco. O destaque foi a equipa de Karting composta por Luís Moreira (FEUP), Ricardo Guedes (FEUP) e Rúben Cerqueira (FCUP), que conquistou pela primeira vez o título nacional na modalidade. No Ténis de Mesa, Ana Teresa Torres (FMDUP) e Maria Mateus (FFUP), sagraram-se vice-campeãs nacionais. Ricardo Araújo (FCUP) seguiu-lhes o exemplo no CNU de Tiro com Arco, em Compound masculino.

A Universidade do Porto regressa à competição no dia 19 de janeiro de 2014 para disputar o CNU de Natação pista curta.