A U.Porto vai premiar os melhores do ano em várias categorias. (Foto: CDUP-UP)

São já 10 anos a distinguir os melhores atletas da Universidade do Porto e 2018 não será exceção. A Gala do Desporto da Universidade do Porto celebra a sua décima edição no próximo dia 20 de setembro (Dia Internacional do Desporto Universitário) e, como sempre, vai homenagear aqueles que mais contribuíram para elevar o nome da U.Porto a nível desportivo no ano letivo 2017/2018.

O mítico Estádio Universitário do Porto será mais uma vez palco desta cerimónia que contará com a presença de atletas e treinadores ilustres do desporto nacional. Nesta edição, o Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP) homenageia todos aqueles que deixaram a sua marca em mais uma época de sucesso para o desporto na Universidade, tanto a nível competitivo, – nacional e internacional – como do Programa UPFit.

Na verdade, esta X Gala do Desporto da U.Porto acontece num ano em que a Universidade do Porto voltou a destacar-se no primeiro lugar do Ranking da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), ao conquistar 204 medalhas, 74 de ouro63 de prata e 67 bronze, contando com a participação de 435 estudantes em 61 provas nacionais universitárias. A estes números soma-se a conquista de duas medalhas de ouro nos Jogos Europeus Universitários 2018, a “prova rainha” do desporto universitário a nível europeu.

Grande parte destes “campeões” estão entre os nomeados (ver abaixo) para as várias categorias que serão distinguidas na Gala, com destaque para as de Atleta – masculino e feminino – do ano e Modalidade – individual e coletiva – do Ano. Ao longo da noite (a partir da 19h00) serão ainda revelados os melhores do ano nas categorias de Instrutor do Ano, Revelação do Ano, Reconhecimento Desportivo, Técnico do Ano.

A cerimónia incluirá também uma homenagem à Carreira Desportiva da remadora Joana Branco, antiga estudante da Faculdade de Engenharia (FEUP) que esteve na conquista das duas medalhas conquistadas pela U.Porto Jogos Europeus Universitários 2018. Pelo meio, será entregue o galardão de Mérito Excelência – destinado a uma personalidade com um percurso profissional de sucesso ligado à Universidade e ao Desporto Universitário – Jorge Braz, o antigo estudante da Faculdade de Desporto (FADEUP) que, este ano, conduziu a seleção portuguesa de futsal à conquista de um inédito título europeu da modalidade.

Conheça os Nomeados para a X Gala do Desporto da U.Porto:

Atleta Feminino do Ano

Elcio Lopes – Musculação
Maria Baltar – Natação e Natação Kids
Mariana Pinto – Pilates, Cardio Local, Zumba e Ballet
Raquel Queirós  – Cardio-local, Localizada, GAP, Glúteo 30’, Step, Step-local, Steel Tonic

As votações estão disponíveis na página de Facebook do Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP).