Nova refeição a preço reduzido nas cantinas da U.Porto

cantina FDUP

Cantinas da Universidade do Porto têm nova tabela de preços.

As cantinas da Universidade do Porto estreiam, neste ano letivo, uma nova escolha de refeição com preço reduzido para estudantes: a refeição social “Prato”, composta por um pão e um dos pratos do dia, com o preço de 1,95 Euros.

Respondendo ao desejo manifestado pelas Associações de Estudantes, os Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP) introduziram, em 15 de setembro último, esta nova modalidade, economicamente mais em conta do que a tradicional refeição social completa, constituída por uma sopa, um pão, um copo de água/sumo de máquina, um prato e uma sobremesa (fruta, doce ou iogurte).

Esta refeição social completa tem agora um custo de 2,45 Euros para os estudantes – o valor mínimo permitido por lei. Já para os funcionários e antigos estudantes, a refeição completa tem um preço de 3,75 Euros.

Nas cantinas ICBAS/FFUP, Desporto e Medicina Dentária, onde é necessária a aquisição da senha de refeição até às 14 horas do dia anterior, estes preços são acrescidos de 50 cêntimos quando a refeição é realizada sem marcação prévia (até às 10 horas do própria dia de consumo).

Como habitualmente, o acesso às unidades de alimentação implica a apresentação do cartão atualizado de estudante ou funcionário da Universidade do Porto.

A tabela completa de preços e a localização de todas as unidades de alimentação da U.Porto pode ser consultada no website dos Serviços de Ação Social (www.sas.up.pt).

• Donato Caires

Os meus parabéns ao SASUP pelo resposta positiva aos pedidos das AE’s.
    É assim que se mostra quão grande pode ser uma Universidade – fico radiante por, mais uma vez, ser a minha!
    (Ex: Senador, Membro da Secção de Gestão e Dirigente Associativo)

• UP

Mais uma vez os Funcionários (actuais e reformados) são esquecidos. Não foi prevista uma refeição social “Prato” e os antigos funcionários que ajudaram a tornar a UP uma das 50 entre as melhores universidades do mundo nem sequer podem aceder às instalações.

• Juliano Mattos

Hum…deixa-me ver: retira-se três (3!!!) elementos da refeição (sopa, bebida e sobremesa) para reduzir o preço em 0,50€. Que avanço enorme! Estou maravilhado!

O desejo da Associação de Estudantes é louvável, mas não dá para considerar isto uma vitória.

• Estudante

enfim, viva a sopa dos pobres, é mesmo o futuro 😉

• Daniel

É um grande avanço e vem de encontro ao interesse de quem por norma não faz uma refeição completa na cantina. Apesar disso, é lamentável que na cantina da Faculdade de Economia isto não tenha sido divulgado ou até sequer nem seja praticado, já que almoço lá todos os dias e tendo esta acção iniciado à 12 dias, ainda não assisti á pratica da mesma.

Realmente, em termos proporcionais, 50 cêntimos não se justificam para um corte tão grande no pack refeição, pelo menos 80 a 95 cêntimos.

Nesta mesma cantina que referi, este prato não deverá ser muito escolhido, já que a quantidade de comida que usualmente nos providenciam é tão reduzida, que já assim ficamos subnutridos. Sem a sopa e sobremesa então mais se assemelhará a um lanche da manhã do que a uma refeição. Espero que resulte em cantinas que sirvam os estudantes em condições suficientes para uma alimentação adequada.