Marcelo Rebelo de Sousa louva U.Porto pela valorização do voluntariado

Marcelo Rebelo de Sousa visitou a nova sede da ONG Mundo a Sorrir, num edifício cedido pela Universidade do Porto. (Foto: Presidência da República)

“É essencial que as restantes universidades sigam o exemplo da Universidade do Porto na área da responsabilidade social”. Foi desta forma que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou o trabalho realizado pela U.Porto na valorização e promoção do voluntariado desenvolvido pela sua comunidade académica e pelas organizações não governamentais da cidade.

A declaração foi proferida durante a visita de Marcelo Rebelo de Sousa à nova sede no Porto da Mundo a Sorrir, um edifício no número 657 da Rua do Campo Alegre cedido pela Universidade do Porto a esta ONG, criada em 2005 por estudantes e antigos estudantes de Medicina Dentária da U.Porto com o objetivo de desenvolver programas de saúde oral em Portugal e em países em desenvolvimento.

Como explicou o Pró-Reitor Manuel Fontes de Carvalho, esta é apenas a primeira realização de um desejo antigo da atual equipa reitoral da Universidade do Porto: “Foi nossa intenção, desde o primeiro momento, alojar na Universidade instituições de cariz social que o desejassem fazer e tivessem dificuldade em alojar uma sede. Conseguimos agora ter a Mundo a Sorrir neste edifício da U.Porto, mas este será apenas o primeiro a alojar uma ONG”.

Associação realiza programas de promoção da saúde oral em Portugal e em países em desenvolvimento. (Foto: Presidência da República)

Mas, como o responsável pelas Relações Estudantis, Dimensão Social do Apoio aos Estudantes e Empregabilidade fez questão de frisar, este é apenas a mais recente vertente do programa de promoção do voluntariado da Universidade do Porto. “O programa que lançamos já começa a dar frutos”, vincou Manuel Fontes de Carvalho, referindo que “neste momento, temos 3000 pessoas registadas na bolsa de voluntariado da U.Porto e os estudantes que fazem voluntariado – em iniciativas da Universidade ou em ONGs acreditadas – já podem ver esse serviço reconhecido com uma menção no seu diploma académico”.

Foram precisamente estes esforços que motivaram o Presidente da República a elogiar o trabalho da Universidade do Porto nesta área. “É importante valorizar o papel do voluntariado”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, acrescentando que esta é “uma maneira de prestigiar a Universidade, de formar os que a integram e de servir a sociedade civil como um todo. E este é um papel fundamental das Universidades, pelo que louvo o papel da Universidade do Porto”.

A visita de Marcelo Rebelo de Sousa à nova sede da Mundo a Sorrir fez parte da agenda presidencial do dia 8 de maio, dedicado à causa do voluntariado na cidade do Porto. Ainda antes desta visita, o Presidente da República presidiu à sessão de homenagem à Liga dos Amigos do Hospital Santo António, tendo depois visitado e ajudado na preparação e distribuição de refeições aos utentes da “Casa da Rua” da Santa Casa da Misericórdia do Porto.