Círculo Universitário da Universidade do Porto vai receber, no próximo dia 18 de novembro, as comemorações do Dia do Voluntariado na Universidade do Porto 2023.

Tendo como mote “Voluntariado universitário – VOA: salta para a rede… e faz!” este evento organizado pelo Núcleo U.Porto Solidária desafia toda a comunidade a debater o caminho para um voluntariado mais Inclusivo e sustentável, com especial enfoque nas iniciativas e projetos de desenvolvidas na – e com a – Universidade.

Quais as condições necessárias para desenvolver um voluntariado mais inclusivo? Como incentivar? Que desafios na construção de um futuro mais sustentável? São questões a debater ao longo de um dia pontuado com várias atividades direcionadas para a sensibilização para a importância de uma cidadania e intervenção ativas da comunidade académica.

O programa do Dia do Voluntariado da U.Porto 2023 tem início às 10h00 e tem como primeiro ponto alto a palestra “O que nos une”, que vai juntar palestrantes ligados às áreas ambiental e humanitária. A conversa contará com os contributos do médico Gustavo Carona, de Catarina Oliveira, alumna da FCNAUP e ativista pela igualdade de acesso a pessoas com cadeira de rodas, de Francisco Fernandes (FAP) e de Tiago Marques, responsável pelo Desporto Adaptado do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP)

Depois de uma pausa para um almoço-convívio, a tarde arranca com um Workshop sobre “Como (co)construir e assegurar um lugar para todos no Voluntariado?”, dinamizado pela Associação Pista Mágica. Segue-se a apresentação do novo Portal do voluntariado da U.Porto e do projeto de Voluntariado + Inclusivo da U.Porto.

O Dia culminará com a apresentação dos melhores projetos a concurso e entrega dos prémios aos vencedores do Prémio “Dia do Voluntariado da U.Porto’23″ (ver abaixo). Para o final está reservado um momento musical.

Em simultâneo com as atividades programadas, os visitantes podem também visitar a tradicional “Exposição/Feira de Voluntariado“. “À descoberta do voluntariado” é o tema desta mostra que dará a conhecer as várias oportunidades existentes na área do voluntariado na U.Porto e na comunidade externa, assim como os projetos de intervenção social que protagonizam.

Prémio “Dia do Voluntariado da U.Porto’23″

O Dia do Voluntariado da U.Porto 2023 será também ocasião para distinguir o(s) projeto(s) de solidariedade social desenvolvido(s) na Universidade do Porto, que mais se destacou(aram) ao longo do último ano, reconhecendo publicamente o papel do voluntariado em diferentes áreas da sua intervenção.

O projeto vencedor – selecionado por um júri composto por membros da comunidade académica da U.Porto – receberá um prémio monetário de 1.000 euros. Serão ainda entregues um segundo prémio (de 500 euros) e uma menção honrosa.

As candidaturas ao Prémio “Dia do Voluntariado da U.Porto’23” decorrem até dia 9 de novembro e podem ser feitas através do preenchimento do respetivo formulário.

Os  interessados devem consultar o Regulamento do Prémio e preparar a candidatura de acordo com os documentos solicitados.

Como participar?

A participação nas atividades do Dia do Voluntariado da U.Porto 2023 é livre, mas sujeita a uma inscrição prévia.

As organizações que pretendam participar na feira de voluntariado também podem fazê-lo gratuitamente, mediante o preenchimento do respetivo formulário de inscrição.

Quem puder e quiser, poderá também aproveitar a participação no evento para contribuir para a recolha de bens solidários que o Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) está a dinamizar, ao longo de todo o mês de novembro, no âmbito mais uma edição do programa UPFit Solidário.

Os bens recolhidos (consultar lista) serão entregues à CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo do Porto, uma associação que presta auxílio àqueles que se encontram em situação de Sem-Abrigo, que integrem Famílias em Risco ou Famílias Carenciadas na cidade.