A organização não governamental GASPORTO, com sede na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), é a vencedora do edição deste ano do Prémio “Dia do Voluntariado na U.Porto″. O galardão , no  valor de 1.000 euros, foi entregue no passado dia 18 de novembro, durante as celebrações do Dia do Voluntariado na U.Porto 2023, promovidas pelo Núcleo U.Porto Solidária.

Fundado em 2002 e classificado, desde 2007, como ONGD (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento), o GASPORTO é constituído por cerca de 300 voluntários – maioritariamente jovens universitários – e atua em áreas como o apoio e a dinamização sociocultural, a saúde e a educação.

Em Portugal, o GASPORTO desenvolve atualmente quatro projetos de voluntariado na cidade e na área metropolitana do Porto, em parceria com dezenas de instituições. Os beneficiários incluem crianças, jovens, idosos e adultos em situação de vulnerabilidade social.

Todos os anos, grupos de voluntários do GASPORTO realizam ainda missões humanitárias em Moçambique, ao abrigo de programas de cooperação para o desenvolvimento dinamizados por uma equipa de profissionais – moçambicanos e portugueses – residentes naquela país.

Entre o grupo de voluntários do GASPORTO inclui-se, desde 2021, Mafalda Cunha, recém-diplomada em Ciência da Comunicação pela U.Porto. “Concorremos a este prémio para mostrar o nosso trabalho e para estarmos todos juntos a contribuir para um mundo melhor, em nome do voluntariado na universidade do Porto”, resume a voluntária e atual membro da Direção Executiva da ONGD.

Para além do GASPORTO, a edição deste ano do Prémio “Dia do Voluntariado na U.Porto” distinguiu  com um segundo prémio, no valor de 500 euros, a Associação Semear Futuro, que tem como missão a recolha e envio de doações de materiais tecnológicos para as escolas do Tarrafal, em Cabo Verde.

Vencedora da 1.ª edição do Prémio “Ser+R-VES e Fundação Santander”, na categoria de Ação de Voluntariado, a mesma associação já tinha conquistado uma menção honrosa em 2022, pelo trabalho desenvolvido em prol do aumento da qualidade de educação daquela que é uma das zonas mais pobres de Cabo Verde.

Já o Programa MentorART (2.º classificado em 202) viu reconhecida com uma menção honrosa o trabalho investido na criação de uma rede interdisciplinar de mentores universitários que apoiam, inspiram e capacitam alunos de meios mais vulneráveis.

Celebrar o voluntariado inclusivo e sustentável

A entrega do prémio foi um dos pontos altos do Dia do Voluntariado na Universidade do Porto 2023, iniciativa que reuniu no Círculo Universitário da Universidade do Porto dezenas de estudantes e representantes de instituições e entidades ligadas ao voluntariado na U.Porto.

Tendo como mote “VOA: salta para a rede… e faz!”, o programa do evento desafiou os participantes a debater o caminho para um voluntariado mais Inclusivo e sustentável, partindo dos testemunhos de voluntários e de palestrantes ligados às áreas ambiental e humanitária.

O evento ficou também marcado pela apresentação do novo Portal do Voluntariado da U.Porto, agora disponível em up.pt/voluntariado.

Concebida para ser um “ponto de encontro entre quem quer fazer voluntariado e quem se propõe a desenvolver o mesmo na sua organização”, a nova plataforma disponibiliza “toda a informação relevante para esta área tão importante da Universidade”, apresenta Joana Carvalho, Vice-Reitora da U.Porto para as Relações Internacionais, Responsabilidade Social e Desporto.

Ao longo de todo o dia, os participantes puderam ainda visitar a habitual “Exposição/Feira de Voluntariado“, onde foi possível conhecer as várias oportunidades existentes na área do voluntariado na U.Porto e na comunidade externa, assim como os projetos de intervenção social que protagonizam.