INESC TEC lança website comemorativo dos 30 anos

Criado em 1985 para constituir uma interface entre o mundo académico e o mundo empresarial da indústria e dos serviços, bem como a administração pública, no âmbito das Tecnologias de Informação, Telecomunicações e Eletrónica.

O INESC TEC foi criado em 1985 para servir de interface entre o mundo académico e o mundo empresarial da indústria e dos serviços.

O INESC TEC lançou na semana passada o website comemorativo dos 30 anos, onde estão visíveis todas as iniciativas que vão assinalar três décadas de produção de conhecimento e transferência de tecnologia no Porto.

São sete os eventos de caráter científico e cultural previstos. O primeiro, “Efeito Eureka”, acontece no dia 4 de junho na Via dos Institutos do Campus da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e na Baixa do Porto. Trata-se de um evento de caráter irreverente e out of the box de ciência e tecnologia para estudantes da U.Porto, IPP, U. Minho e UTAD (locais onde o INESC TEC tem polos de investigação), colaboradores e antigos colaboradores da instituição. Para este evento já foram lançadas chamadas para participação em duas atividades: “Aprendendo a Voar” e “Desafio Social”.

As comemorações seguem com o convívio interno para colaboradores (dia 13 de junho) e uma exposição de arte (novembro) de investigadores da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) em alguns espaços do INESC TEC, que mostrará como a ciência pode ser vista a partir da arte.

Já o “Fórum INESC TEC do outono: Economia, I&D e Inovação” realiza-se a 26 de outubro no Hotel Porto Palácio, focando a I&D e a Inovação como motores do desenvolvimento económico e social. No mesmo dia tem lugar o “Concerto Digitópia na Casa da Música”, que celebrará o impacto da tecnologia na música e apresentará, em estreia mundial, uma parte da contribuição que o INESC TEC tem para oferecer neste domínio.

Segue-se, a 9 de dezembro, a Conferência “Instituições de Interface no Sistema de Ensino Superior”, com o propósito de promover a reflexão e debate sobre o papel e missão das Instituições de Interface no sistema de Ensino Superior.

E porque em três décadas o INESC no Porto cresceu, renovou-se, abraçou novas áreas de investigação e novos polos, a produção científica e tecnológica mais relevante vai ser selada num livro comemorativo e em 30 documentários temáticos para exibição em televisão a partir de outubro.

Criado em 1985 para constituir uma interface entre o mundo académico e o mundo empresarial da indústria e dos serviços, bem como a administração pública, no âmbito das Tecnologias de Informação, Telecomunicações e Eletrónica, o INESC TEC (anteriormente denominado INESC Norte, INESC no Porto e INESC Porto) tem cinco polos no Porto (sede), Braga e Vila Real, agrega 12 Centros de I&D e uma Unidade Associada com competências complementares e vocacionadas para o mercado internacional.

Atualmente com mais de 700 colaboradores (entre os quais 300 doutorados), o instituto constitui um núcleo denso de desenvolvimento científico e tecnológico em Portugal, com uma presença internacional assinalável. A sua atividade visa a Investigação Científica e o Desenvolvimento Tecnológico, mas também a Consultoria e Formação Avançada, bem como a Transferência de Tecnologia e o Lançamento de Novas Empresas de Base Tecnológica.

• Eduardo Ferreira

Sendo o INESC TEC uma referencia, sugeria que no Polo da Asprela supervisionassem a instalação dum ponto de carga para VE, se possível do tipo PCR e normal. Eu e os restantes utilizadores VE (2 e 4 rodas) nas ligações Norte/Sul, sentimos a necessidade de 1 posto de carregamento geograficamente bem localizado, que ajudava todos. Até o INESC, se tornava uma referência visivel, (p.e: http://www.electromaps.com), ao cidadão comum.

• Eunice Oliveira

Caro Eduardo Ferreira,

Desde já agradecemos o seu comentário, elogios e sugestões que faremos chegar à Direção do INESC TEC.

Cumprimentos,
      Eunice Oliveira (Serviço de Comunicação do INESC TEC)