Estudantes da FPCEUP ajudam a acolher os novos colegas

A Mentoria acolhe os novos estudantes da FPCEUP

A Mentoria destina-se aos estudantes que entram pela primeira vez no Mestrado Integrado em Psicologia e na Licenciatura e no Mestrado em Ciências da Educação. (Foto: DR)

O cenário repete-se todos os anos por esta altura. Acabados de ingressar no ensino superior, milhares de estudantes são confrontados com os desafio de se ambientaram a uma nova realidade e, em muitos dos casos, a uma nova cidade. Atenta a este fenómeno, a  Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) promove desde 2011/2012 um projeto de Mentoria que visa proporcionar, ao longo de todo o ano, um apoio acompanhado aos estudantes que entram pela primeira vez no Mestrado Integrado em Psicologia e na Licenciatura e no Mestrado em Ciências da Educação.

Organizado num sistema interpares (mentores/mentorados), a Mentoria permite aos novos estudantes contar com o apoio de colegas que já “conhecem os cantos da casa” e que se disponibilizam, voluntariamente, para responder às diferentes solicitações. Entre as iniciativas dinamizadas ao longo de todo o ano letivo inclui-se a realização de sessões sobre temas específicos, a disponibilização de materiais pedagógicos, ou a promoção de momentos de encontro e de partilha de conhecimentos, assim como espaços de debate e convívio entre todos.

Entre as mais-valias do programa destaca-se o importante contributo para a integração social e académica dos novos estudantes, mas também a interferência na redução do abandono escolar e na promoção do sucesso educativo e a formação de todos os envolvidos. Igualmente, contribui para a identificação de situações em que é necessário despoletar, de forma célere, apoios específicos essenciais.

No momento em que estão em discussão diferentes modos de implementar processos de integração dos novos estudantes e o papel que, a esse nível, devem desempenhar as instituições do ensino superior, a Mentoria da FPCEUP tem-se revelado fundamental na construção de vivências académicas, essenciais para a integração e percurso académico dos estudantes. Tanto para os mentores como para os mentorados, a Mentoria revela-se uma experiência enriquecedora, vivenciada como um espaço participado de liberdade e de autonomia, de conhecimento, debate e reflexão crítica.

  • Tiago Dias

    Isto sim é uma INTEGRAÇÃO que respeita a dignidade dos alunos, que inclui todos e que possibilita a resolução de problemas. Garanto-o com toda a minha experiência FPCEUP.