Ações de cidadania ativa dos estudantes vão ser distinguidas pela U.Porto

Prémio de Cidadania Ativa distingue os melhores exemplos positivos de atividades praticadas por estudantes da U.Porto.

Estão abertas, até 20 de fevereiro, as candidaturas a mais uma edição do Prémio Cidadania Ativa da Universidade do Porto.

Pelo quarto ano consecutivo, a U.Porto vai premiar os melhores exemplos de estudantes que se diferenciem positivamente ao nível da participação em atividades extracurriculares que desenvolvam práticas de cidadania ativa.

O prémio vai assim distinguir os melhores projetos e ações desenvolvidas por estudantes da U.Porto durante o ano civil de 2016, que se enquadrem numa das quatro categorias elegíveis: humanitária ou solidária; empreendedorismo; pedagógica; desportivo e/ou ambiental.

Na vertente humanitária ou solidária, será distinguido o ou a estudante que tenha promovido ativamente o espírito humanitário ou solidário através de projetos internos à universidade ou de intervenções a que esta esteja associada. No campo do empreendedorismo, será distinguido quem tenha promovido destacadamente o empreendedorismo, a inovação e/ou a internacionalização da U.Porto ou desenvolvido algum projeto promotor destas áreas. Na vertente pedagógica, será distinguido o/a estudante que tenha tido um papel de inequívoco destaque no capítulo do melhoramento das políticas e pedagogias educacionais no âmbito da U.Porto. No domínio desportivo e/ou ambiental, o Prémio distingue um estudante que tenha promovido a prática desportiva e estilos de vida saudáveis na Universidade, e/ou atos de defesa do ambiente com o intuito de promover estes valores junto de toda a comunidade académica.

Os vencedores de cada uma destas quatro categorias serão distinguidos com um diploma comprovativo da atribuição do prémio a ser entregue na cerimónia comemorativa do Dia da Universidade, a menção do mesmo no suplemento ao diploma académico e um prémio pecuniário no valor de mil euros.

Contudo, o Prémio Cidadania Ativa tem a particularidade de apenas aceitar candidaturas apresentadas por outro membro da comunidade académica (estudantes, alumni, docentes, investigadores ou funcionários não docentes) que não o próprio nomeado. As candidaturas serão depois analisadas com base na relevância, importância e sustentabilidade do projeto e/ou ações desenvolvidas por cada um dos estudantes nomeados.

As candidaturas devem ser realizadas através do envio, para o e-mail cidadaniativa@reit.up.pt, do formulário de candidatura, onde deverá constar a identificação do candidato, da categoria a que concorre e de uma justificação detalhada da proposta de candidatura.

Mais informações em www.up.pt/cidadaniativa.