O projeto de “Voluntariado Estudantil – Combater o insucesso e o abandono escolar”, dinamizado pela Universidade do Porto em parceria com o Pelouro da Educação da Câmara Municipal do Porto, conquistou o 3.º lugar – na categoria Ação de Voluntariado – do Prémio “Ser+R-VES e Fundação Santander”, que reconhece as melhores iniciativas de promoção do voluntariado, desenvolvidas no – e para além do – quadro da Rede de Voluntariado no Ensino Superior (R-VES).

Em curso desde 2007, o projeto de “Voluntariado Estudantil” é uma iniciativa pioneira que, todos os anos, leva dezenas de estudantes da U.Porto às escolas do ensino básico da cidade, com a missão de acompanhar e apoiar alunos com mais dificuldades nos seus estudos.

Só este ano letivo, mais de 100 estudantes da U.Porto participam no projeto, que conta ainda com a participação de seis escolas do Porto: Augusto Gil, Carolina Michaëlis, Rodrigues de Freitas, Miragaia, Irene Lisboa e Eugénio de Andrade.

Cada estudante/voluntário destacada para estas escolas fica responsável pelo acompanhamento de um aluno, num formato tutorial (um/a aluno/a por voluntário/a) e numa dinâmica de encontros semanais com a duração mínima de uma hora.

O grande objetivo do projeto passa por minimizar as dificuldades de aprendizagem dos alunos, combatendo ao mesmo tempo o insucesso e o abandono escolar.

Os voluntários da U.Porto deslocam-se semanalmente às escolas abrangidas pelo programa. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Estudantes da U.Porto em destaque nos premiados

Para além do projeto de “Voluntariado Estudantil”, que receberá um prémio de 2.000 euros, a 2.ª edição do Prémio “Ser+R-VES e Fundação Santander” distinguiu ainda, na categoria de Ação de Voluntariado, os projetos Associação Semear Futuro (1.º lugar) e MentorArt (2.º lugar), ambos dinamizados por estudantes da U.Porto e recentemente distinguidos no âmbito do  Prémio “Dia do Voluntariado na Universidade do Porto” 2022.

A Associação Semear Futuro tem como missão a recolha e envio de doações de materiais tecnológicos para as escolas do Tarrafal, em Cabo Verde, contribuindo desta forma para o aumento da qualidade de educação naquela que é uma das zonas mais pobres do país. O Programa MentorART visa, por seu lado, a criação de uma rede interdisciplinar de mentores universitários que apoiam, inspiram e capacitam alunos de meios mais vulneráveis.

Já na categoria Investigação/Formação em Voluntariado, vão ser premiados os projetos FLY / Universidade Católica Portuguesa e U.ACADEMY / Associação U.DREAM Portugal, uma empresa júnior social fundada, em 2012, por estudantes da U.Porto.

A  cerimónia de entrega dos prémios vai ter lugar no dia 16 de fevereiro, quinta-feira, em Coimbra.

Sobre a R-VES

Constituída em outubro de 2019, no âmbito do I Simpósio Internacional de Voluntariado no Ensino Superior, realizado na Universidade do Algarve, a Rede de Voluntariado no Ensino Superior (R-VES) tem como missão a de “capacitar, articular e potenciar” a atividade das mais de 20 instituições parceiras “para a investigação e valorização do voluntariado”. Pretende-se desta forma contribuir  para a “promoção de uma cultura e de uma prática de voluntariado, em todas as suas vertentes” no quadro do Ensino Superior.

Para além do diagnóstico das práticas de voluntariado – e respetiva gestão – nas instituições que a formam, a R-VES apresenta-se também como uma plataforma de partilha de boas práticas e experiências de voluntariado, tanto a nível nacional como internacional.

Entre as iniciativas promovidas pela R-VES incluem-se a atribuição do Prémio “Voluntário do Ano R-VES”, ou a dinamização de um portal dedicado ao voluntariado universitário em Portugal.