O projeto VO.U. Formar, desenvolvido pela VO.U. –  Associação de Voluntariado Universitário, foi distinguido esta terça-feira com o Prémio “Dia do Voluntariado na Universidade do Porto” 2022, destinado aos projetos de solidariedade social desenvolvidos na U.Porto que mais se destacaram ao longo do último ano.

Escolhido por unanimidade por um júri composto por membros da comunidade académica da U.Porto, o projeto vencedor – levou para casa um prémio no valor de 1.000 euros, patrocinado pela Fundação Santander Portugal – tem como grande objetivo combater o desinteresse e o desconhecimento da população mais jovem sobre temas relevantes na sociedade atual, tais como Direitos Humanos, Discriminação e Intolerância, Migração e Refugiados, Paz e Conflito, Direito ao Ambiente e Inteligência Emocional.

Para tal, os voluntários – todos eles estudantes universitários – deslocam-se às escolas básicas, escolas secundárias, faculdades e associações para dinamizar sessões de formação e workshops onde, durante 60 a 90 minutos, discutem estas temáticas com as crianças e os jovens.

Para além do projeto VO.U. Formar”, a edição deste ano do Prémio Dia do Voluntariado na U.Porto distinguiu – com um segundo prémio, no valor de 500 euros  – o projeto Programa MentorART, focado na criação de uma rede interdisciplinar de mentores universitários que apoiam, inspiram e capacitam alunos de meios mais vulneráveis.

O projeto MentorART levou para casa o segundo prémio deste ano. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Já o Projeto Semear Futuro conquistou uma menção honrosa pelo trabalho que tem permitido providenciar doações de materiais tecnológicos para as escolas do Tarrafal, contribuindo desta forma para o aumento da qualidade de educação daquela que é uma das zonas mais pobres de Cabo Verde.

Maria Inês Camelo, estudante da FEP, recebeu a menção honrosa destinada ao Projeto Semear Futuro (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Note-se que os projetos candidatos foram avaliados de acordo com critérios como a “pertinência do projeto no contexto atual”, as “metas atingidas no referido período de tempo”, a “sustentabilidade do projeto”, a “qualidade da apresentação digital” ou o “impacto causado na comunidade”.

Celebrar o voluntariado inclusivo

A entrega do prémio foi um dos pontos altos do Dia do Voluntariado na Universidade do Porto 2022, evento que reuniu na Faculdade de Medicina da U.Porto dezenas de docentes e representantes de instituições e entidades ligadas ao voluntariado.

Tendo como mote Fazer e Ser Feliz, o programa do evento incluiu a realização de várias mesas redondas subordinadas a temas como a “Promoção do bem estar na comunidade académica” e a “relação entre o trabalho voluntário e a saúde mental“, com a participação de representantes dos diferentes projetos e iniciativas de voluntariado em curso na Universidade.

Ao longo de todo o dia, os participantes puderam também visitar a habitual“Exposição/Feira de Voluntariado“, onde foi possível conhecer as várias oportunidades existentes na área do voluntariado na U.Porto e na comunidade externa, assim como os projetos de intervenção social que protagonizam.