A UPTEC Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto recebeu o Estatuto de Utilidade Pública, atribuído pela Presidência do Conselho de Ministros. O reconhecimento destaca o papel da UPTEC na ligação entre o conhecimento gerado na Universidade e o mercado e no apoio à criação e desenvolvimento de projetos de negócios nas áreas das artes, ciência e tecnologias.

Para António Cardoso, presidente da Direção da UPTEC, a atribuição do Estatuto de Utilidade Pública “é o reconhecimento dos muitos anos de trabalho da UPTEC a cumprir a sua missão de fomentar a criação e o desenvolvimento de projetos empresariais e de valorizar o conhecimento gerado na Universidade”.

“O nosso compromisso de gerar emprego e ter um real impacto na sociedade foi assumido desde o primeiro momento e, hoje, vemos reconhecido o esforço e a dedicação de todos”, refere o também Vice-Reitor da U.Porto com os pelouros do Património Edificado e Sustentabilidade.

Berço de inovação

Criada em 2007, a UPTEC já apoiou mais de 630 projetos e graduou 86 empresas. Só em 2019, as empresas da UPTEC registaram um impacto económico estimado de 284 milhões de euros no Produto Interno Bruto (PIB) e a e que a sua atividade foi responsável pelo emprego de 6.464 postos de trabalho, que auferiram 253 milhões de euros em remunerações, tendo gerado 49 milhões de euros em receitas fiscais para o Estado.

Os resultados do estudo, supervisionado pela Faculdade de Economia da U.Porto (FEP), revelam, ainda, que as 176 empresas analisadas — de um total de 260 instaladas e graduadas —geraram um volume de negócios de 135 milhões de euros, sendo que 74 milhões de euros diziam respeito às exportações, representando, assim, 55% do volume total de negócios.

Seguindo uma estratégia de partilha de recursos entre startups, centros de inovação e projetos âncora, a UPTEC acolhe empresas em três centros – UPTEC Asprela, UPTEC Baixa e UPTEC Mar.