Conhecidos que estão os resultados da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2022/2023, é hora de comemorar a chegada de todos os estudantes que estão prestes a iniciar o seu percurso académico na melhor universidade portuguesa. Depois de dois anos condicionados pela pandemia de Covid-19, as celebrações voltam este ano a passar pela Praça Gomes Teixeira (junto à Reitoria), palco escolhido para acolher, na tarde de 16 de setembro, sexta-feira, a tradicional Sessão de Receção aos Novos Estudantes da U.Porto.

Aqui vais ser… será o mote para uma festa de boas-vindas aberta aos mais de 8 mil estudantes que ingressaram este ano nos diferentes ciclos de estudo da Universidade. Aos 4000 “caloiros” agora colocados  juntar-se-ão ainda os estudantes de 1.º ano de Mestrado e Doutoramento, e os estudantes de todo o mundo que escolheram a U.Porto para iniciarem a sua formação académica, ao abrigo do Concurso Especial para Estudantes Internacionais.

Com início marcado para as 14h30, o programa da sessão vai incluir o habitual momento de boas-vindas oficiais à Universidade e à cidade, a cargo do Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, e de representantes da Câmara Municipal do Porto e da Federação Académica do Porto (FAP). A “apadrinhar” os novos estudantes da U.Porto estará também o Secretário de Estado Ensino Superior e antigo Vice-reitor da U.Porto, Pedro Nuno Teixeira.

A festa segue depois pela tarde fora, ao som da dupla DJ Shuggah Lickurs, e com atuações da Tuna Académica da Faculdade de Direito da U.Porto (TAFDUP) e do Projeto Craash Recycled, entre outras surpresas em preparação. Pelo meio, não faltará a obrigatória “fotografia de família” com todos os novos membros da comunidade U.Porto.

Três anos depois, o espaço envolvente à Reitoria volta a acolher a festa de boas-vindas aos novos estudantes da U.Porto. (Foto: Egidio Santos/Arquivo U.Porto)

Ao longo de toda a tarde, os estudantes terão ainda a oportunidade de levantar o seu Kit de Boas-Vindas, que inclui informações úteis sobre a Universidade e os seus serviços, juntamente com a capa, a t-shirt e saco da U.Porto. Neste irá também uma pulseira oferecida pelo Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP), que garante o acesso a uma semana gratuita nas sessões do programa UPFit.

Para levantarem o kit, os estudantes já matriculados devem dirigir-se até junto das bancas assinaladas e apresentar o voucher recebido através do e-mail pessoal e/ou institucional. Aqueles que ainda não tenham efetuado a matrícula devem dirigir-se à banca do Serviço de Formação e Organização Académica.

Mais informações em www.up.pt/welcome e nas redes sociais – Facebook e Instagram – da U.Porto.