Encontram-se abertas as candidaturas à quarta edição do Prémio de Excelência na Investigação Científica da Universidade do Porto, iniciativa que tem como objetivo reconhecer e fomentar a participação dos docentes e investigadores da U.Porto em projetos de investigação científica, reconhecendo o seu esforço nos domínios da produção científica e da angariação de financiamento para as atividades de investigação científica.

Promovido pela Vice-Reitoria para a Investigação, Inovação e Internacionalização da U.Porto, o Prémio de Excelência na Investigação Científica foi instituído em 2018 para afirmar aquele que é um dos grandes pilares estratégicos da missão da Universidade, principal produtora de investigação científica em Portugal.

Em jogo na edição deste ano do galardão está um prémio monetário de 5.000 euros. Podem concorrer todos os docentes e/ou investigadores da U.Porto, desde que tenham um vínculo de emprego público ou laboral à Universidade ou respetivas unidades orgânicas e/ou institutos de investigação.

A avaliação das candidaturas tem em conta fatores como a angariação de financiamento para as atividades de investigação científica (35%) e a produção de publicações científicas (65%).

Nas edições anteriores, foram distinguidos os docentes e investigadores Adelino Leite Moreira (FMUP/UnIC), Helder Maiato (FMUP/i3S) e Pedro Camanho (FEUP/INEGI).

Candidaturas até 31 de janeiro de 2021

submissão das candidaturas deve ser feita até 31 de janeiro de 2021, para o email [email protected], através do envio do respetivo formulário (bem como os anexos nele solicitados) devidamente preenchido, juntamente com o Curriculum Vitae detalhado do candidato, assim como outros documentos indicados no Regulamento do prémio.

As candidaturas serão posteriormente avaliadas por um júri presidido por Pedro Rodrigues, Vice-Reitor para a Investigação, Inovação e Internacionalização da Universidade do Porto, e que tem como vogais Maria de Lurdes Correia Fernandes  (Vice-Reitora para a Formação e Organização Académica e Relações Internacionais), António Cardoso (Vice-Reitor para o Património Edificado e Desenvolvimento Sustentável), Fernando Silva (Vice-Reitor para a Universidade Digital, Qualidade e Melhoria Contínua), José Castro Lopes (Pró-Reitor para a Responsabilidade e Ação Social, Saúde e Bem-Estar) e Joana Resende (Pró-Reitora para o Planeamento Estratégico).

O vencedor da 4.ª edição do Prémio de Excelência na Investigação Científica da U.Porto será anunciado em março de 2021 e, se o contexto da pandemia o permitir, proclamado a 22 de março, durante a sessão solene do Dia da Universidade 2021 (a confirmar).

Mais informações aqui, ou através dos endereços de e-mail [email protected] e/ou [email protected].