Corria a tarde de 5 de dezembro de 1922 quando a “sala nobre” da Universidade, por proposta da Faculdade Técnica, atual Faculdade de Engenharia (FEUP), se “engalanou” para homenagear os aviadores Sacadura Cabral e Gago Coutinho que, meses antes, haviam protagonizado a primeira ligação aérea entre a Europa e a América do Sul. Um momento que, precisamente 100 anos depois, será recordado numa das várias iniciativas que integram as comemorações do Centenário da primeira travessia aérea do Atlântico Sul (100TAAS), promovidas pela Marinha e pela Força Aérea Portuguesa.

A primeira ligação aérea entre a Europa e a América do Sul, que partiu de Lisboa a 30 de março de 1922 e terminou no Rio de Janeiro a 17 de junho, recorreu a métodos inovadores para a navegação aérea astronómica. Desenvolvido por portugueses, este conjunto de inovações transformou-se num marco que trouxe visibilidade ao País.

Foi precisamente o valor científico dos instrumentos e métodos criados por Artur de Sacadura Freire Cabral  e Carlos Viegas Gago Coutinho que levou a Universidade do Porto a conceder-lhes, a 5 de dezembro de 1922, o grau de doutores Honoris Causa. Prestava-se assim a “primeira homenagem científica” aos dois marinheiros aviadores, como recordaria no dia seguinte O Primeiro de Janeiro.

É então este o momento – que pode ser revisitado na recentemente inaugurada Galeria de Retratos de Doutores Honoris Causa da U.Porto – que vai ser assinalado este dia 5 de dezembro com uma tertúlia na Casa Comum (à Reitoria) da U.Porto, marcada para as 18h00.

Nesta sessão, Henrique Henriques-Mateus, historiador da aeronáutica e membro da Comissão Histórico-Cultural da Força Aérea Portuguesa; Mário Correia, piloto aviador, conservador e autor do livro A Grande Aventura (2022) e Isabel Morujão, professora de literatura da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP), sentam-se à mesma mesa para uma conversa moderada por António Mimoso e Carvalho, piloto aviador e membro da Comissão Histórico-Cultural da Força Aérea Portuguesa.

Dois dias depois, dia 7 de dezembro, pelas 15h00, a homenagem faz-se no Salão Nobre da Reitoria, a U.Porto. Após a abertura, Henrique Henriques-Mateus fará o elogio dos doutorados (Honoris causa), a que se seguirá uma conferência sobre A Travessia Aérea do Atlântico Sul, pelo Comandante Costa Canas e uma intervenção do Tenente-General Rafael Martins (Presidente da Comissão Histórico-Cultural da Força Aérea). O encerramento da cerimónia caberá ao Reitor da U.Porto.

Às 17h00, será inaugurada nas arcadas do edifício da Reitoria a exposição Cem Anos da Travessia Aérea do Atlântico Sul, com apresentação e visita orientada pelo Coronel Mouta Raposo, diretor do Museu do Ar. Trata-se de uma exposição itinerante, composta por 18 painéis em estrutura de alumínio que ocupam cerca de 20 metros. Ficará patente ao público durante uma semana.

No mesmo dia, mas às 21h30, o Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto acolhe um concerto da Banda de Música da Força Aérea. A entrada é livre