Repousar o corpo em almofadas confortáveis, fechar os olhos e deixar a mente divagar ao som da voz de alguns dos mais reconhecidos poetas portugueses da atualidade. O cenário é convidativo e, a partir do próximo dia 28 de janeiro, vai poder ser vivido todos os meses, na Casa Comum da Universidade do Porto (edifício da Reitoria, à Praça Gomes Teixeira), no âmbito do ciclo Ouvir, 59 minutos de imersão poética, promovido pela U.Porto em parceria com a Porto Editora.

No que se apresenta como uma “experiência imersiva”, esta iniciativa propõe que os participantes “assumam a condição de viajantes num rio sonoro, privilegiando a audição como sentido crítico”. Em cada sessão, o auditório da Casa Comum transformar-se-á assim “numa câmara de reverberação de versos, palavras, poemas”, que os “ouvintes” vão poder explorar – sentados ou deitados em almofadas – “desligando-se e despojando-se de quase todos os sentidos para permitir o estreitamento do foco apenas na audição”.

Para ajudar, o início da viagem é marcado por uma narrativa sonora inspirada no universo do autor convidado e elaborada por estudantes do Mestrado em Multimédia da Faculdade de Engenharia da U.Porto.

Com a atmosfera criada, segue-se então a audição de uma gravação de poemas assinados – e interpretados – pelo protagonista de cada sessão. Os 59 minutos de “imersão poética” ficam completos após uma conversa entre a vice-reitora da Universidade do Porto, Fátima Vieira, e os poetas convidados.

Convidados de luxo

A primeira sessão do ciclo está marcada para dia 28 de janeiro, às 18h30 e será protagonizada pelos poetas João Gesta e João Habitualmente (peudónimo de Luís Fernandes, professor na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.Porto).

Até final do ano, vão ainda passar pela Casa Comum nomes como Cláudia R. Sampaio, Adolfo Luxúria Canibal, José Rui Teixeira, Jorge Melícias, Andreia C. Faria, Emanuel Madalena, ou Luís Adriano Carlos.

Adolfo Luxúria Canibal é outro dos nomes que vão partilhar a sua obra na Casa Comum. (Foto: DR)

Por enquanto, estão já agendadas sessões para os dias 11 de fevereiro, 17 de março, 4 de abril (data em que se comemora o primeiro aniversário da Casa Comum), 19 de maio, 9 de junho, 14 de julho, 6 de outubro, 3 de novembro e 15 de dezembro, sempre ao final da tarde.

A entrada é livre.

Mais informações aqui.