Com a quarentena a não dar tréguas, vai ficando cada vez mais difícil encontrar atividades desafiantes para pôr os miúdos – e não só – a fazer em casa. A pensar nisso, a Universidade do Porto acaba de lançar uma edição especial da Universidade Júnior (UJr), recheada de atividades gratuitas para que os mais novos se possam divertir em família ou com os amigos, ao mesmo tempo que aprendem um pouco mais sobre diferentes áreas do saber.

Desvendar os princípios da escrita criativa, aprender a fazer um mapa do tesouro e rematar com uma deliciosa receita de pão-de-ló são apenas alguns dos mais de 20 desafios que podem ser encontrados nesta UJr ao “domicílio”. Tudo isto sem sair de casa e utilizando materiais simples do dia-a-dia.

Artes, ciências, culinária e… coronavírus

Para os amantes das Artes, e em particular de teatro, a opção pode passar, por exemplo, por uma visita à Árvore de Sophia de Mello Breyner. E porque não improvisar uma “fábrica” de tintas para uma sessão de Pintar sem sair de casa?

Já no domínio das Ciências, o difícil é mesmo escolher entre um “menu” de atividades que ensinam, entre outras coisas, como fazer bolas de sabão, um xilofone de água, ou alguns truques para fazer magia… com matemática. Os fãs de “slime” podem ainda encontrar a fórmula infalível para produzir uma massa monstruosa com recurso à química…

E porque o conhecimento desperta o apetite, há também atividades no domínio da Culinária. Entre receitas de leite-creme e pão-de-ló, ou umas “bolachas científicas”, não faltam opções para agradar aos mais gulosos lá de casa.

Por fim, e a pensar nos alunos do ensino secundário, propõe-se ainda um exercício relacionado com o tema do momento, Através dele, os participantes podem ficar a conhecer um pouco melhor os  mecanismos de infeção do novo coronavírus e o modo como ele tem evoluído.

Para aceder às atividades  disponíveis (e em permanente atualização), basta visitar o site da Universidade Júnior e clicar em programas sazonais no menu lateral. A partir daí, só necessita de escolher a atividade pretendida, descarregá-la para o computador e pô-la em prática em qualquer altura.