A equipa de Andebol feminino da U.Porto será uma das primeiras a entrar em ação, de 4 a 11 de julho, em Bydgoszcz (Polónia). (Foto: CDUP-UP)

104 estudantes atletas, treinadores e oficiais da Universidade do Porto iniciam esta semana a sua participação em 11 Campeonatos Europeus Universitários, a decorrer em oito países diferentes.

Andebol feminino e masculino, Ténis de Mesa, Voleibol de Praia, Xadrez, Basquetebol 3×3, Judo, Karaté, KickBoxing, Taekwondo, Voleibol feminino e Futsal feminino são as modalidades em que a U.Porto estará representada naquela que é uma das principais competições do desporto universitário a nível continental.

As primeiras equipas a entrar em ação são as Andebol feminino da U.Porto e de Andebol masculino da Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto (AEFEP), que disputam, de 4 a 11 de julho em Bydgoszcz, Polónia, o primeiro destes 11 europeus.

Orientada por Alexandre Monteiro, a equipa de andebol feminino é composta por 14 estudantes atletas: Sofia Jesus, Josefina Rodrigues, Mariana Azevedo , Carolina Monteiro, Maria Duarte, Ana Esperança, Carolina Loureiro, Ana Filipa Gante, Isabel Cardoso, Matilde Gomes, Patrícia Vieira, Micaela Estrelinha, Catarina Lopes e Maria Ramos. Já  equipa de Andebol masculina é constituída por Tomás Cabral, Tiago da Costa Miranda, Ricardo Pereira, Rafael Ferreira, Pedro Lopes, Pedro Moura, Pedro Barbosa, Miguel Gomes, José Eduardo Alves, João Carvalho, Gonçalo Duarte e Rodrigues Teixeira, Francisco Freitas, Diogo Cabages, Diogo Santos, Diogo Coelho, Duarte Gonçalves e Alexandre Roque.

Grande dominadora da modalidade em Portugal, a equipa de Ténis de Mesa da U.Porto vai procurar a glória europeia em Camerino, na Itália.

Já na segunda metade do mês, de 14 a 21 de julho, a cidade de Camerino recebe o Europeu de Ténis de Mesa. A representar a U.Porto por terras italianas estarão os estudantes atletas Margarida Matos, Camilla Silva, Raquel Andrade, Marta Marques dos Santos, Jorge Costa, João Neves, Gonçalo Batista e António Malheiro, orientados pelo treinador José Miguel Neves.

A jogar em casa de 15 a 23 de julho, na cidade de Braga, vai estar a equipa de futsal feminino da Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto da U.Porto (AEFADEUP). Integram a comitiva as estudantes Ana Rita Águeda, Andreia Lopes de Sousa, Bruna Nunes, Camila Silva, Carolina Teixeira, Joana Melo, Joana Moreira, Márcia Ferreira, Patrícia Ferreira, Rita Nogueira da Costa, Sara Pereira, Sónia Capela dos Santos e os treinadores Nuno Loureiro e Carlos Nascimento.

A Equipa de Futsal feminino da AEFADEUP vai disputar o Europeu em Braga.

Com viagem marcada para Koper, na Eslovénia, estão por sua vez Rosa Couto e Margarida Maia, e Pedro Pereira dos Santos e Nuno Matos, as duas duplas que vão participar, de 21 a 26 de julho, no europeu de Voleibol de praia, sob orientação do treinador Tiago Ribeiro.

Segue-se o Campeonato Europeu de Xadrez, de 23 a 29 de julho em Budapeste, Hungria, na qual a U.Porto estará representada pelos estudantes André Sousa e Ricardo Marques, e o treinador Vitorino Dias Ferreira.

A equipa da AEFEP, composta pelas atletas Beatriz Pereira, Beatriz Correia, Carolina Barbosa, Catarina Duarte, Carolina Fonseca, Ana Filipa Teixeira, Inês Franco, Margarida Lopes, Isa Maria Saraiva, Maria Baptista, Mariana Silva, Ana Figueiras, Daniela Mendes e Joana Lima, vai disputar o Campeonato Europeu Universitário de Voleibol, de 26 de julho a 2 de agosto, em Lodz, Polónia.

Desportos de Combate juntos num Campeonato da Europa Universitário, em Zagreb.

De 31 de Julho a 3 de agosto é a vez do Porto receber o Campeonato Europeu Universitário de Basquetebol 3×3. Numa organização conjunta da U.Porto com a Federação Académica do Porto e o Instituto Politécnico do Porto, a Universidade estará representada por duas equipas – uma masculina e outra feminina – orientadas pelo treinador Norberto Pinto e compostas pelos estudantes Pedro Lopes, Pedro Leite, António Mota, Pedro Silva, Inês Braga, Sofia Almeida, Catarina Bonito Rolo e Catarina Lopes.

Iniciam também a 31 de julho e terminam a 4 de agosto os Campeonatos Europeus Universitários dos Desportos de Combate em Zagreb, Croácia. No Judo, a U.Porto estará representada pela atleta Joana Carvalho (-63kg) e o treinador Pedro Pinheiro. No Taekwondo, Renato Pereira é o estudante que representa a U.Porto nos -68kg acompanhado pelo treinador Cláudio Varejão. Joaquim Mendes (-67kg) e Luís Silva (Kata), orientados pela treinadora Inês Rodrigues, vão disputar o Europeu de Karaté.

Por último, a maior delegação destes europeus concentrados de desportos de combate será a de KickBoxing, que conta com a participação de cinco atletas – Diogo Castro (+84kg light kick), Hugo Nogueira (-81kg low kick), João Barbosa (-67kg low kick) e Tomás Nazareth (-74kg light kick) – e do treinador Ricardo Quintela.