Universidade do Porto acaba de ser distinguida, pelo 10.º ano consecutivo, entre as 301 e as 400 melhores universidades do mundo, no Academic Ranking of World Universities 2020. Trata-se do mais antigo e de um dos mais prestigiados rankings internacionais do Ensino Superior, elaborado pela Shanghai Ranking Consultancy.

A U.Porto destaca-se pela pontuação de 45,8 (superior ao último ano), relativamente ao número de publicações indexadas no Social Sciences Citation Index 2019 do Web of Science. No número de citações por artigo, a Universidade do Porto teve 10,2 de pontuação e de 19,1 no desempenho global da instituição por docente.

Mais de 2000 instituições de ensino superior de todo o mundo foram avaliadas pelo Ranking de Xangai. A análise é feita com base em seis critérios, que avaliam a qualidade da educação, dos docentes, a produção científica e a produção per capita.

No panorama nacional, o Ranking de Xangai destaca mais cinco universidades. A Universidade de Lisboa integra o grupo das 151-200 universidades mundiais, a Universidades do Minho é destacada entre as 401 e 500. Seguem-se as universidades de Aveiro e de Coimbra, que se posicionam no grupo das 501-600 e a Universidade Nova de Lisboa, entre as 601 e 700 melhores do mundo.

Pelo 18.º ano consecutivo, a Universidade de Harvard conquista o primeiro lugar do pódio no Ranking de Xangai. Seguem-se as universidades de Stanford (EUA), Cambridge (Reino Unido), Massachusetts Institute of Technology (EUA) e Berkeley (EUA), respetivamente.

Ranking destaca U.Porto entre 100 melhores universidades em quatro áreas

Na mais recente edição do ShanghaiRanking’s Global Ranking of Academic Subjects 2020, a Universidade do Porto conquistou também uma posição de destaque.  Foi considerada a 15.ª melhor do mundo na área de Ciência e Tecnologia Alimentar, está entre as 75 melhores em Veterinária e destaca-se entre as 100 melhores nas disciplinas de Engenharia Biomédica e Engenharia Química.

A U.Porto é também a universidade portuguesa melhor classificada em BiotecnologiaFarmácia,  Saúde Pública, Enfermagem Ecologia (101-150). No topo nacional estão as áreas de Medicina Clínica, Medicina Dentária, Tecnologia médica e Ciência e Tecnologia dos Instrumentos.