O Executive MBA da Porto Business School (PBS) volta a figurar entre os 40 melhores da Europa e os 100 melhores do mundo no QS Executive MBA Ranking 2023, que avaliou 199 programas de MBA executivo internacionais, 71 dos quais europeus.

O programa da PBS foi classificado como o 88.º melhor do mundo e o 38.º da Europa, o que representa uma subida de nove posições a nível global e de um lugar na lista europeia, quando comparado com a edição do ano passado deste ranking. Além disso, a pontuação global do Executive MBA subiu em 2.2 pontos.

Dos cinco indicadores em avaliação, foi no Executive Profile (perfil executivo) que o Executive MBA da Porto Business School obteve a maior pontuação (79.4 comparativamente à média global de 59.2), figurando entre os 30 melhores do mundo, em 27º lugar, e em 12º lugar na Europa. Para tal, destaque-se a pontuação obtida nos subindicadores “Managerial Experience” (experiência de gestão) e “Average Work Experience” (experiência profissional média), com 100 e 77.3 pontos, respetivamente.

Segue-se o indicador Career Outcomes (oportunidades de carreira), em que o programa também se destacou, com 59.6 pontos, posicionando-se acima da média global de 58.1. Para tal, contribuíram subindicadores como o “Graduates Promoted” (promoções) e o “Mean Salary Increase” (aumento de salário), com 56.3 e 63 pontos, representando um crescimento de 19 e cinco por cento, respetivamente, face ao ano passado.

Já o critério Diversity (diversidade) registou o maior crescimento em termos de subindicadores da Escola, revelando um aumento de mais de 20 por cento na pontuação do “Number of Distinct Nationalities” (número de diferentes nacionalidades). Assinale-se, ainda, a subida na ordem dos quatro pontos, face ao período homólogo, dos indicadores “Employer Reputation” (reputação do empregador) e “Thought Leadership” (liderança de pensamento), avaliados com 45.4 e 46.1 pontos, respetivamente.

“Um enorme orgulho” para a PBS

Refira-se que este é o sétimo ano consecutivo que o Executive MBA da Porto Business School integra os rankings da consultora britânica Quacquarelli Symonds, o que consolida a Escola como uma das melhores do mundo no que respeita à excelência, qualidade de formação e oportunidades de carreira que promove junto dos alunos.

“É um enorme orgulho fazer parte deste ranking pelo sétimo ano consecutivo, consolidando a nossa posição como uma das melhores escolas de negócios do mundo”, sublinhou José Esteves, Dean da Porto Business School, que considerou estes resultados como “a prova de que a nossa estratégia de adaptação a um mundo em constante transformação e aos seus desafios está a ser um sucesso, permitindo, assim, aos nossos alunos ter acesso a mais e melhores oportunidades de carreira”.

O responsável da PBS garantiu que o futuro passa por “continuar a apostar na formação para executivos, moldando e atualizando constantemente os nossos programas para dar resposta às novas necessidades das empresas e dos seus colaboradores, oferecendo cada vez mais opções para quem nos procura”.

The Executive MBA: liderança com impacto

O Executive MBA da Porto Business School proporciona aos alunos uma visão atual dos negócios, preparando-os para antecipar a mudança e os desafios caraterísticos do mundo dos negócios. Com um particular enfoque na liderança através de disciplinas obrigatórias, workshops e outras formações desenhadas para aprofundar competências de tomada de decisão e otimizar a gestão das pessoas e das organizações.

No Executive MBA os alunos poderão adquirir e aprofundar conhecimentos e competências em áreas essenciais para a evolução profissional e/ou para o investimento num novo negócio, como Finanças, Estratégia, Marketing ou Operações. Este programa inclui ainda a participação numa semana internacional numa escola parceira da Porto Business School. Na edição de 2022/2023, e à semelhança de edições anteriores, realizou-se na Universidade de Berkeley (Califórnia), epicentro de um dos mais bem-sucedidos e excitantes ecossistemas de inovação do mundo.

Na edição de 2023, o ranking da Quacquarelli Symonds avaliou os programas com base na informação recolhida junto das instituições de ensino e também junto dos empregadores, nomeadamente a reputação dos recrutadores de executivos de todo o mundo. São igualmente tidos em consideração o perfil dos alunos que frequentam os programas, o seu salário após a realização dos mesmos e a diversidade do programa. Os resultados completos estão disponíveis para consulta no site da Quacquarelli Symonds.