Para além do título coletivo, os atletas da U.Porto conquistaram ainda 13 medalhas. (Foto: DR)

A Universidade do Porto escreveu, este domingo, em Pombal, mais uma página histórica no desporto universitário nacional, ao sagrar-se, pela décima vez consecutiva, campeã nacional universitária em Atletismo Pista Coberta.

Com 13 medalhas conquistadas, quatro de ouro, três de prata e seis de bronze, a equipa de Atletismo da U.Porto, constituída por 38 estudantes atletas de oito faculdades diferentes, foi a mais forte entre os 41 clubes e 252 estudantes, que competiam por um lugar no pódio nas diferentes provas do Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Atletismo Pista Coberta.

Orientados pelo treinador Pedro Guimarães, os estudantes da U.Porto sagraram-se campeões nacionais universitários em 60m barreiras, por Pedro Vila Cova, em 3000m, por João Cruz, no Salto à Vara, por Beatriz Baptista, e na corrida de Estafetas, pelas mãos da equipa U.Porto 1, composta por Ana Mendes, Rita Santos, Ana Ricardo, Maria João Silva.

A U.Porto alcançou ainda três medalhas de prata no Salto em Altura, por Cláudia Rodrigues, nos 60m barreiras, por Catarina Queirós, e no Salto em comprimento, por Carlos Nascimento. Subiram ainda ao terceiro lugar do pódio Juliana Rei (Lançamento do peso), Cláudia Rodrigues (Salto em Comprimento), Pedro Vila Cova e Catarina Queirós (Salto em Altura), Pedro Silva (60m), Carlos Magalhães (Salto em Comprimento) e a equipa U.Porto 2 – composta Beatriz Baptista, Elsa Gomes, Cláudia Rodrigues e Catarina Santos – na prova feminina de Estafetas.

A U.Porto voltou assim a levantar o troféu de campeã nacional, seguida pela Associação Académica de Coimbra, que alcançou a prata, e pelo Instituto Politécnico de Leiria, que subiu ao terceiro lugar do pódio.

A equipa de Atletismo volta a entrar em ação a 19 de maio, no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Atletismo Pista Ar Livre, prova na qual é também decacampeã e na qual irá em busca de um inédito décimo primeiro título consecutivo.

Ainda neste mês de março, a U.Porto vai disputar os CNU’s de Squash (dia 18), Badminton e Ténis de Mesa (dia 21), Padel (dia 27 ) e Natação Piscina Longa (dia 31).