Acabam de ser divulgados os resultados provisórios do concurso de bolsas de investigação para doutoramento DOCTORATES 4 COVID-19, promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Das 50 bolsas atribuídas, 15 têm como destino a Universidade do Porto, que garante assim a maior parte deste apoio extraordinário de 3,5 milhões de euros, a aplicar na “obtenção de novos conhecimentos que permitirão criar competências para a resposta à Covid-19 e outras pandemias”.

Promovido em colaboração com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), o concurso recebeu 128 candidaturas, das quais 110 foram avaliadas por um painel de 17 peritos de reconhecido mérito científico. Na avaliação foram tidos em conta o mérito do candidato, o mérito do plano de trabalho e o mérito das condições de acolhimento.

Do lote de projetos selecionados, destacam-se então os 15 liderados por estudantes / investigadores da U.Porto. Seguem-se a Universidade de Coimbra, com nove bolsas conquistadas, e as universidades de Lisboa e Nova de Lisboa, com sete bolsas cada.

Foram ainda contemplados estudantes da Universidade do Minho (cinco bolsas), Universidade da Beira Interior (duas), Universidade de Aveiro (duas), Universidade de Santiago de Compostela, Espanha (duas) e ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (uma).

Aposta na multidisciplinaridade

Em comunicado, a FCT refere que na escolha dos projetos pesou igualmente a “abordagem multidisciplinar” dos mesmos, por via do “envolvimento de todas as áreas científicas da engenharia, às ciências biomédicas e sociais, com complementaridade e abrangência”.

Com efeito, metade das bolsas atribuídas serão aplicadas em projetos direacionados para o estudo do “impacto psicológico e alterações de comportamento associadas à pandemia” (13) e para o “desenvolvimento de novas terapias e de novas abordagens terapêuticas, incluindo equipamentos de suporte de vida e de proteção individual para o combate à doença” (12).

O restante “bolo” será distribuído por trabalhos focados em áreas tão diversas como a “caracterização dos mecanismos de infeção viral” (9), o desenvolvimento de “abordagens inovadoras, incluindo novos métodos e novas tecnologias, para o diagnóstico da doença” (5), ou a definição de “estratégias de prevenção e preparação para novas epidemias, incluindo vacinas” (4).

Os resultados provisórios do concurso DOCTORATES 4 COVID-19 mostram ainda que 70% dos candidatos selecionados são mulheres e 8% têm nacionalidade estrangeira. Por outro lado, cerca de um quinto (17%) dos projetos serão desenvolvidos em articulação com investigadores e instituições estrangeiras.

Mais de 100 mil euros para estudar desigualdades de género

Entretanto, a FCT anunciou também os 16 projetos financiados – com cerca de 500 mil euros – no âmbito do “GENDER RESEARCH 4 COVID-19”, um apoio especial direcionado a projetos de investigação sobre o impacto da pandemia nas desigualdades de género e violência contra as mulheres e violência doméstica.

Neste caso, são quatro os projetos da Universidade do Porto contemplados com um investimento que ascende a perto de 120 mil euros. Este será repartido pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP), pela Faculdade de Letras (FLUP), e pelo Instituto de Saúde Pública da U.Porto (ISPUP).

A FPCEUP será responsável por dois projetos, focados no “Trabalho e género em tempos de COVID-19: a perspetiva de trabalhadores e organizações” e na “Saúde mental durante a gravidez e pós-parto em contexto de COVID-19”.

A equipa da FLUP vai estudar, por sua vez, as “Limpezas em tempo de pandemia: entre a precariedade e os riscos na saúde das trabalhadoras dos serviços de limpeza”. Já o projeto do ISPUP terá como foco “O Impacto do SARS-CoV-2 nos determinantes sociais da Violência de Género: Propostas de Ação e Intervenção”.

Recorde-se que tanto o “DOCTORATES 4 COVID-19” como o “GENDER RESEARCH 4 COVID-19” fazem parte de um alargado conjunto de apoios lançados pela FCT no âmbito do combate à Covid-19. Entre eles incluem-se as duas edições da iniciativa “RESEARCH 4 COVID-19”, no âmbito do qual a U.Porto recebeu perto de um milhão de euros de financiamento – cerca de um quarto do valor total atribuído pela FCT – a aplicar em 29 projetos distintos.