A Universidade do Porto figura entre as 400 melhores universidades do mundo em 25 das 51  áreas de estudo avaliadas na edição 2021 do QS World University Rankings by Subject. Trata-se do melhor desempenho de sempre da U.Porto no conceituado ranking anual da Quacquarelli Symonds (QS), que classifica as instituições segundo indicadores como a reputação académica, a reputação entre empregadores e a produção científica.

Na análise aos resultados deste ano há a destacar o reforço da presença da U.Porto no “Top 100” mundial nas áreas da Arquitetura, Desporto e Engenharia Civil, que consolidam desta forma a posição alcançada em 2020. Nota ainda para a entrada direta para o 49.º lugar em Gestão de Informação, área que se estreia nesta edição do QS World University Rankings by Subject.

O ranking deste ano assinala igualmente  o regresso da Universidade à elite mundial – – no grupo das 251-300 melhores – nas áreas da Psicologia e da Sociologia. A U.Porto melhora também a sua posição no domínio das Ciências Farmacêuticas, passando a figurar no grupo das 101-150 melhores.

De resto, a Universidade mantém-se entre as 101 e as 150 melhores nas áreas de Engenharia Mecânica e Engenharia Química; entre as 151 e as 200 melhores em Agricultura, Arte e Design, Ciências do Ambiente, Educação, Engenharia Electrotécnica, Farmácia e Farmacologia; entre as 201 e as 250 melhores em Ciência dos Materiais, Ciências Biológicas, Línguas Modernas, e Química; e entre as 251 e as 300 melhores em Ciência de Computadores, Finanças e Medicina. A U.Porto integra ainda o grupo das 350 melhores nos rankings de EconomiaGestão e Matemática , bem como o “top 400” em Física e Astronomia.

Para além dos rankings específicos, o QS World University Rankings by Subject classifica ainda as instituições em cinco grandes áreas do conhecimento. Aquela em que a U.Porto surge mais bem posicionada – no 178.º lugar a nível mundial – volta a ser a de Engenharia e Tecnologia. Seguem-se as Ciências da Vida e Medicina (248.ª posição), Artes e Humanidades (284.ª), Ciências Naturais (316.ª) e Ciências Sociais e Gestão (era 357.ª).

No topo nacional

Já na comparação com as outras instituições de ensino superior nacionais, a Universidade do Porto surge, destacada, como a melhor portuguesa em 17 áreas de estudo, quase o triplo face ao ano anterior.

Para além de repetir o primeiro lugar nos domínios da Educação, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica/Aeronáutica, Engenharia Química, Medicina e Química, a Universidade assume agora a liderança – isolada ou em a ex aequo com outras instituições – em Agricultura, Arquitetura, Arte e Design, Ciência dos Materiais, Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, Ciências Farmacêuticas, Desporto, Engenharia Elétrica e Eletrónica, Gestão de Informação e Psicologia.

A Universidade surge ainda no 2.º lugar em quatro áreas (Ciência de Computadores, Línguas Modernas, Matemática e Sociologia) e no 3.º em mais quatro (Economia, Finança, Física e Astronomia, e Gestão).

Considerando apenas as cinco grandes áreas avaliadas, a U.Porto é a melhor portuguesa nos domínios da Engenharia e Tecnologia e das Ciências da Vida e Medicina.

Medicina é uma das áreas em que a U.Porto lidera a nível nacional. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Como é feita a avaliação?

A avaliação das universidades contempladas no QS World University Rankings by Subject tem como base dados de inquéritos a empregadores e académicos de todo o mundo, bem como informação bibliométrica retirada da base de dados científica Scopus/Elsevier.

A nível mundial, os rankings das cinco grandes áreas avaliadas áreas são liderados pela Universidade de Harvard (EUA), número um em Ciências da Vida e Medicina e também em Ciências Sociais e Gestão; pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology (EUA), o melhor em Ciências Naturais e Engenharia e Tecnologia; e pela Universidade de Oxford (Reino Unido), que prevalece em Artes e Humanidades.