O Presidente da República condecorou, no passado dia 5 de agosto, a Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) como Membro Honorário da Ordem da Instrução Pública, numa cerimónia realizada no Palácio de Belém.

Parceira de longa data da Universidade do Porto, a SPQ viu reconhecido pela Presidência da República “o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na promoção da investigação das ciências fundamentais como a química, junto das camadas mais jovens do ensino secundário em Portugal”.

O título de Membro Honorário da Ordem da Instrução Pública destina-se a galardoar altos serviços prestados à causa da educação e do ensino. É atribuído a instituições que sejam pessoas coletivas de direito público ou de utilidade pública há, pelo menos, 25 anos.

Sobre a Sociedade Portuguesa de Química

A fundação da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), em 28 de dezembro de 1911, esteve intimamente relacionada com a U.Porto e com a publicação da Revista de Química Pura e Aplicada, que surgiu pela primeira vez em 1905, na cidade invicta. Foi uma iniciativa que partiu de grupo de cientistas portuenses o mais ilustre dos quais terá sido A. J. Ferreira da Silva, lente de Química Orgânica e Analítica na Academia Politécnica do Porto e de Química Legal e Sanitária na Escola de Pharmacia (duas das instituições que estiveram na origem da criação da U.Porto, em março de 1911), e que foi, também, o primeiro presidente da Sociedade.

Em 1915, a SPQ estava organizada em três secções: Porto, Coimbra e Lisboa. A secção do Porto incluía, desde essa data, uma sub-secção de Física, uma ciência que, em Portugal, ainda não tinha atingido a dimensão suficiente para possuir a sua própria sociedade.

Atualmente, a SPQ tem a sua sede principal em Lisboa, tendo delegações em várias capitais de distrito, ligadas às respetivas universidades como é o caso do Porto. A Faculdade de Engenharia está desde 1998 ativamente ligada às atividades da SPQ, por intermédio do trabalho de vários docentes, do qual se destaca Joaquim Faria, professor do Departamento de Engenharia Química e atual vice-presidente da Sociedade.

Sensibilizar os jovens para a importância das ciências fundamentais

Uma das atividades mais emblemáticas da Sociedade Portuguesa de Química são as “Olimpíadas de Química”, que a partir do ano 2000 passaram a realizar-se regularmente. Inicialmente destinadas aos jovens do 12º ano, hoje abrangem alunos do 8º ao 12º ano e contam com a participação de cerca de 10 mil jovens competidores, representantes de mais de 400 escolas básicas e secundárias portuguesas e a colaboração regular de 11 instituições de ensino superior, entre as quais as faculdades de Ciências e de Engenharia da U.Porto.

A SPQ assegura também a representação de Portugal nas competições internacionais IChO (International Chemistry Olympiads) e OIAQ (Olimpíadas Ibero-Americanas de Química)l bem como nas EUSO (European Union Science Olympiad).

A atividade da SPQ envolve ainda a organização e apoio de encontros científicos nacionais, bilaterais e internacionais que reúnem eminentes químicos nacionais e internacionais, contribuindo assim para o capital científico nacional e para a sua projeção internacional. De realçar o fundo de apoio destinado à participação de jovens investigadores em eventos de alta qualidade científica. Muitos destes eventos científicos tiveram lugar nos últimos anos também com o forte envolvimento da U.Porto.

Da intensa atividade da SPQ, destaque ainda para a publicação de livros, sobretudo dirigidos a professores do ensino secundário. Entre as publicações mais recentes incluem-se várias da autoria de Manuel João Monte, professor da FCUP, tendo como tema a Tabela Periódica.