O empresário Rui Amorim de Sousa, CEO do grupo Cerealis, é o mais recente membro do Conselho Geral da Universidade do Porto. O antigo estudante e docente da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) substitui Pedro Silva Dias, Presidente do Conselho Diretivo da Agência para a Modernização Administrativa, como um dos seis membros cooptados do Conselho Geral.

Natural do Porto, Rui Amorim de Sousa (1957), licenciou-se em Economia pela FEP (1980), instituição a que regressaria entre 1991 e 1994, na qualidade de professor convidado. Em 1989, conclui o MBA na Escola de Gestão do Porto (atual Porto Business School).

“A formação que tive na FEP, mas muito em particular o MBA da EGP, prepararam-me para os desafios que tive que enfrentar na minha carreira profissional. No meu processo de aprendizagem tive contactos com escolas de gestão internacionais. As bases que adquiri na Universidade do Porto permitiram-me estar ao nível exigido por essas escolas”, recordou em 2011, por ocasião das celebrações do Centenário da U.Porto.

E os desafios não foram poucos. Ligado, desde 1992, à administração da Cerealis (empresa do setor da indústria alimentar que detém marcas como a Milaneza e a Nacional), acumulou vários cargos de gestão em empresas como os CTT, a Fiat Crédito Portugal, e a Fabor – Fábrica de Artefactos de Borracha, S.A.

Em paralelo com a atividade empresarial, Rui Amorim de Sousa foi Vogal do Conselho de Administração da Fundação da Casa da Música (2008-2013) e presidente do Conselho Geral da Porto Business School. É membro do Conselho consultivo da FIPA – Federação das Industrias Portuguesas Agro-Alimentares, membro do Conselho Geral da AEP (Associação Empresarial de Portugal), e membro do Conselho Geral da COTEC – Portugal.

No centro das decisões

O Conselho Geral é um dos três órgãos máximos de governo da Universidade do Porto, cabendo-lhe definir o desenvolvimento estratégico, bem como a orientação e a supervisão da instituição.

Entre as competências deste órgão estão a eleição do Reitor da U.Porto e a aprovação – sob proposta do Reitor – das linhas gerais de orientação da instituição no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial.

O Conselho Geral da U.Porto é constituído por 23 membros assim distribuídos: 12 representantes dos docentes e investigadores, quatro dos estudantes e um do pessoal não docente da Universidade, a que se juntam seis personalidades externas à Universidade. São elas Artur Santos Silva (presidente), Francisca Carneiro Fernandes, José António Sousa Lameira, Maria Geraldes, Sérgio Guedes Silva e (agora) Rui Amorim de Sousa.